Governo sul-africano demite funcionário que tumultuou processo de venda da SAA

O governo sul-africano tomou uma decisão no dia 2 de junho de demitir o controverso diretor-geral de Empresas Públicas (DPE) do país, Kgathatso Thlakudi, informou a agência estatal de notícias SA News. A decisão havia sido precedida por um inquérito do ministro da Justiça e Serviços Correcionais, Ronald Lamola, e a recusa do Tribunal Constitucional sul-africano a um recurso de Thlakudi.

O Presidente Cyril Ramaphosa instruiu esse inquérito contra Thlakudi devido a queixas de comportamento antiético durante um processo de recrutamento por ele liderado no DPE. Além disso, o diretor-geral foi acusado de violar padrões éticos ao decidir sobre a venda da South African Airways (SAA) para o Consórcio Takatso.

No entanto, o DPE acredita que Thlakudi procedeu de forma justa durante todas as etapas do processo de adjudicação. Thlakudi supervisionou e “autorizou a devida diligência que resultou na seleção de Takatso como o SEP preferencial, de acordo com critérios específicos formulados como parte do processo”.

A disputa se deu devido à tentativa do Ministro Gordhan de vender 51% da SAA ao Consórcio Takatso por somente 1 Rand (US$ 0,05) por ação, além de um resgate de 3 bilhões de rands (US$ 157 milhões) nos três primeiros anos de operação. Thlakudi discordou desta decisão e alegou que era parte da conspiração para demiti-lo.

O Governo sul-africano destacou que Thlakudi foi legalmente suspenso antes do inquérito sobre sua conduta e que, devido à recusa do Tribunal Constitucional sul-africano a apreciar seu recurso, a decisão foi mantida. Diante disso, Thlakudi recebeu uma carta de demissão oficial.

O Ministério da Justiça e Serviços Correcionais afirmou que a luta entre o governo e Thlakudi minou a credibilidade e a confiança nas estruturas governamentais. Com a sua demissão, o governo enviou uma forte mensagem de que não tolerará qualquer comportamento antiético ou violação aos padrões éticos.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias