Grande Antonov 124 que está parado há anos será reformado pela Rússia

Foto de Oleg V. Belyakov – AirTeamImages, CC BY-SA 3.0 GFDL 1.2, via Wikimedia

Além de vários outros modelos de aeronave, a United Aircraft Corporation (UAC), que congrega as principais indústrias aeronáuticas da Rússia, disse que recebeu subsídios para trabalhar em mais aeronaves antigas e colocá-las novamente em condições de voo.

Dentre estas aeronaves está um exemplar do gigante Antonov An-124, que estava estacionado há alguns anos. Segundo o jornal russo Vesti, o veículo que trouxe a notícia, o total do montante em subsídios não foi divulgado. 

Outras aeronaves que serão reformadas, como anteriormente informado, incluem jatos Ilyushin IL-96 e Tupolev TU-204/214, que seriam repassados a empresas aéreas locais até 2024. Sobre o Antonov- AN-124, que passou a figurar nesta lista, não há detalhes no momento sobre seu futuro emprego e se será usado para fins militares ou comerciais.

Por conta das sanções impostas por uma parte do ocidente, as companhias aéreas da Rússia não podem comprar novas aeronaves fabricadas no exterior e nem adquirir peças ou serviços. Isso levou ao início de uma série de projetos destinados a renovar a indústria aeronáutica doméstica da Rússia, incluindo reviver antigas aeronaves que remontam à era soviética.

Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias