Início Acidentes e Incidentes

Grande avião Antonov 124 aborta decolagem por estol de compressor

Antonov An-124 semelhante ao envolvido no incidente

Um gigante avião Antonov An-124, o segundo maior modelo comercial do mundo em capacidade de transporte de carga, apresentou problemas em um de seus motores e precisar abortar a decolagem em um caso registrado no dia 27 de novembro.

A aeronave envolvida foi o An-124 registrado sob a matrícula RA-82074, da companhia aérea cargueira russa Volga-Dnepr, que iria realizar o voo VI-5381 de Toulouse, na França, para Leipzig, na Alemanha.

De acordo com informações do The Aviation Herald, a aeronave estava acelerando para a decolagem na pista 32R do Aeroporto de Toulouse-Blagnac, quando o motor #4 (externo da asa direita) sofreu um estol (ou stall, em inglês) de compressor.

O evento ocorrido no motor #4 é a falha em que o fluxo de ar deixa de circular corretamente no motor, afetando o funcionamento de todo o propulsor e geralmente resultando na emissão das chamas, que pode ocorrer tanto pela exaustão quanto pela entrada do motor, como se vê em muitos dos vídeos publicados quando há este tipo de problema.

Diante da falha, a tripulação da gigante aeronave abortou a decolagem ainda com baixa energia, com cerca de 30 nós (55 km/h) de velocidade indicada. Após o abortamento, o jato seguiu para o pátio.

Imagens compartilhadas na internet mostram a aeronave parada no aeroporto para intervenção da manutenção.

Aeronave envolvida no incidente – Imagem: The Aviation Herald
Aeronave envolvida no incidente – Imagem: The Aviation Herald

Após ficar 10 dias em solo, a aeronave decolou para um voo local em Toulouse, possivelmente para testes devido à manutenção, assim como se pode observar na imagem abaixo obtida através da plataforma RadarBox de rastreamento online de voos.

Depois, ainda no mesmo dia, a aeronave decolou novamente, dessa vez para Leipzig, na Alemanha.

Trajetória do voo de teste – Imagem: RadarBox

A título de curiosidade, o incidente citado acima ocorreu três dias após outro Antonov An-124 também precisar abortar a decolagem após problemas nos motores. Detalhes sobre este incidente você pode conferir clicando aqui ou no título abaixo:

Sair da versão mobile