Início Acidentes e Incidentes Grande avião Antonov registrado abortando a decolagem devido a chamas no motor

Grande avião Antonov registrado abortando a decolagem devido a chamas no motor

Antonov An-124 semelhante ao envolvido no incidente

Um dos maiores aviões comerciais do mundo, o cargueiro ucraniano Antonov AN-124 Ruslan, esteve envolvido num incidente recentemente, no qual os pilotos precisaram abortar a decolagem em alta velocidade, após detectarem problemas em um dos motores. O incidente foi registrado em vídeo que você poderá assistir mais abaixo, nesta mesma matéria.

O incidente ocorreu com o An-124, registrado UR-82072 e pertencente à Antonov Airlines, que iria realizar o voo ADB-5001 de Larnaca, no Chipre, para Leipzig, na Alemanha, no último dia 24 de novembro.

De acordo com informações do The Aviation Herald, a aeronave estava acelerando sobre a pista 22 do Aeroporto Internacional de Larnaca, quando, em determinado momento, a tripulação abortou a decolagem em alta velocidade, a 130 nós (cerca de 240 Km/h), devido a uma falha no motor #3 (o motor mais próximo da fuselagem, do lado direito do jato).

Após a desistência da decolagem, a aeronave seguiu taxiando normalmente, por meios próprios, até o pátio do aeroporto. Ainda não se tem informações sobre o que teria causado a falha no motor #3. A desistência da decolagem é um procedimento de segurança previsto no manual da aeronave e para o qual os pilotos são treinados. Uma decolagem pode ser abortada com poucos riscos sempre que o avião está a uma velocidade anterior à V1 (velocidade de decisão).

O Antonov ficou em solo até último domingo, 28 de novembro, tendo decolado para Kiev, na Ucrânia, também sede da companhia aérea, a fim de realizar manutenção adicional.

Um vídeo publicado na internet, mostra o momento em que o An-124 estava na corrida de decolagem e o motor #3 emites chamas. Veja abaixo as imagens:

Leia mais:

Sair da versão mobile