Grande avião B747 com problema em Curitiba é visto em repetidas aberturas do nariz

O nariz do Jumbo sendo aberto, em cena do vídeo que você assiste abaixo

Uma curiosa sequência de intermináveis aberturas e fechamentos do nariz de um grande avião Boeing 747 foi registrada em vídeo nesta semana, após um problema apresentado pelo equipamento no Aeroporto Internacional de Curitiba – Afonso Pena, em São José dos Pinhais (PR).

Segundo as informações do canal Plane Spotter HD Curitiba, parceiro do AEROIN no YouTube, que publicou a gravação da incomum situação, o Jumbo Jet cargueiro efetuou 12 elevações de sua abertura fronta – utilizada para carregamento e descarregamento de cargas-, algumas delas completas e outras apenas parciais.

A aeronave envolvida, conforme você assistiu no vídeo acima, foi o 747-400F registrado sob a matrícula LX-NCL, um jato que chama a atenção por onde passa por apresentar em sua fuselagem uma pintura especial, alusiva às cores que sua operadora, a companhia europeia Cargolux, utilizava nos anos 1970.

O Jumbo havia partido do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), no início da noite da terça-feira, dia 04 de janeiro, e pousou no aeroporto que atende à capital paranaense pouco antes das 21h00.

Por sinal, a decolagem de Campinas ocorreu às 20h06, segundo histórico das plataformas de rastreamento online de voos, o que significa um atraso de mais de 4 horas e meia sobre o horário padrão de 15h30 da programação. Isso parece indicar que a aeronave já pode ter apresentado o problema também em Viracopos, embora até o momento não haja nenhuma confirmação sobre isso.

Após o pouso em São José dos Pinhais, o Jumbo permaneceu em solo por pouco mais de 2 horas e 45 minutos, enquanto a programação original é de 2 horas e 30 minutos, portanto, o problema com o sistema do nariz não representou um impacto tão grande na operação.

Coincidentemente, este Jumbo LX-NCL tem mais um histórico de registro de problema no aeroporto de Curitiba. Pouco mais de um ano atrás, ele sofreu um pouso duro e permaneceu por um longo período no local até que viessem peças para reparo. Caso você não tenha visto ou queira ver novamente o incidente, incluindo o vídeo do pouso duro, pode clicar aqui para acessar.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias