Grande avião Boeing C-17 decola com dois tanques Leopard 2 em ajuda do Canadá à Ucrânia

A Força Aérea Real do Canadá (RCAF) divulgou imagens do primeiro carregamento de dois tanques Leopard 2 A4 a bordo de um grande avião de carga C-17 Globemaster III, que serão enviados para a Ucrânia. Ao todo, o Canadá está cedendo dois tanques avançados para apoio na guerra contra a Rússia.

O voo foi realizado dias depois da Ministra da Defesa do Canadá, Anita Anand, anunciar que o governo do país doaria os equipamentos. Os tanques serão fornecidos com peças de reposição e treinamento por membros das Forças Armadas do Canadá. Anand afirmou que os tanques fornecerão à Ucrânia uma vantagem tática no campo de batalha com sua excelente mobilidade, poder de fogo e capacidade de sobrevivência.

Uma reportagem da CBC lembra que, além do Canadá, outros países também fornecerão equipamentos. O chanceler alemão Olaf Scholz anunciou que 14 tanques Leopard 2 de seu próprio exército e o Reino Unido anunciou que enviaria 14 tanques Challenger 2 para a Ucrânia. O presidente dos EUA, Joe Biden, também disse que os Estados Unidos enviarão 31 tanques M1 Abrams.

Em todos os casos citados acima, o transporte dos equipamentos se dará por via aérea e devem ser entregues na fronteira com a Ucrânia. Notadamente, a maior parte da ajuda que chega aos ucranianos tem usado a Polônia como base.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias