Entre os próximos dias 11 e 12 de novembro, quinta e sexta-feira da próxima semana, o Rio de Janeiro (Galeão) receberá uma carga muito especial vinda de além do Oceano Atlântico. A bordo de um Boeing 747-200, girafas serão transferidas de Joanesburgo, na África do Sul, ao zoológico BioParque, no Rio.
Essa será a primeira visita ao Rio do jumbo da Fly Pro, empresa moldava cuja presença se tornou contumaz no Brasil, trazendo os mais diversos tipos de carga. A programação, que passou a constar da ANAC nesse final de semana, é a seguinte:
DIA 11 DE NOVEMBRO – Proveniente de Joanesburgo e com número de voo PVV-8654, o jumbo pousa no Rio de Janeiro por volta das 10h da manhã.
DIA 12 DE NOVEMBRO – Ainda durante a madrugada, precisamente às 3h, o jumbo deve decolar rumo a Acra, em Gana, com número d evoo PVV-8654.
A chegada da aeronave poderá ser acompanhada pela câmera do canal Aviation TV no Youtube, com transmissão ao vivo.
A Fly Pro
A exótica empresa Fly Pro, da Moldávia, tem apenas duas aeronaves (uma foi incorporada no final de março desse ano) e nunca operou voos regulares ao Brasil, mas nos últimos tempos sua visita se tornou algo recorrente em aeroportos do país, em serviços fretados, motivados pela pandemia.
Seus dois jatos Boeing 747-200, de matrículas ER-BAT e ER-BAR, são dois dos escassos Jumbos da variante 200 ainda em operação no mundo hoje. Eles têm realizado muitos voos desde o início da pandemia, inicialmente levando máscaras e EPIs, depois insumos de vacinas e cargas diversas.
Em ocasiões anteriores, o jato esteve no Brasil para trazer encomendas dos Correios vindas da China. Para esses próximos voos, no entanto, ainda não temos informação do motivo que o traz, mas atualizaremos quando apurarmos.