Grande Boeing 747 que já foi avião-bombeiro pousa no Brasil; veja em vídeo a chegada

O Boeing 747 durante o pouso, em cena do vídeo apresentado abaixo

Como previsto, a companhia norte-americana National Airlines realizou dois voos não regulares (ou seja, programados pontualmente) ao Brasil nos últimos dias, ambos em operações cargueiras usando os icônicos Jumbo Jets.

Os aviões utilizados foram do modelo Boeing 747-400 BCF (sigla que significa que se tornaram cargueiros a partir de conversão), e ambos com pinturas diferentes, já que a companhia possui três combinações de cores em sua frota de seis Jumbos.

Uma das pinturas que a National usa é a tradicional cinza (ou prateada) e azul pela qual ela é mais conhecida. Mas, como visto no final de semana, o primeiro voo foi feito com um 747 branco e azul. E agora, o segundo, que chegou ao Brasil na noite da segunda-feira, 29 de agosto, foi o Jumbo que tem uma pintura e uma história bastante singulares.

O vídeo a seguir, gravado pela câmera ao vivo do canal “Golf Oscar Romeo” no YouTube, mostra o Boeing 747 de matrícula N936CA chegando no voo NCR-831 (National Cargo Eight Three One) e pousando pela pista 15 do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), por volta das 21h15 da segunda-feira. O quadrijato percorreu toda a pista, livrando-a apenas pela taxiway E (Echo), a última disponível para quem pousa pela 15.

Abaixo do vídeo, conheça um pouco mais sobre de onde veio essa operação ao Brasil e sobre o motivo dessa pintura diferenciada deste Jumbo Jet.

A operação do Jumbo ao Brasil

Conforme mostrado aqui uma semana atrás, a programação da operação constava no registro de voos da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), e uma pesquisa do AEROIN junto a fontes próximas da operação indicaram que a carga foi composta por agrotóxicos comprados de empresas indianas.

De fato, os históricos de voo deste Boeing 747 e do anterior indicam que eles partiram de Mumbai, na Índia.

O transporte desse tipo de produto químico por via aérea é seguro e existe um protocolo a ser seguido. Por outro lado, também é curioso, pois geralmente esses químicos viajam de navio e em quantidades muito maiores.

A história do único Jumbo vermelho e dourado da National

Como apresentado ao longo do ano passado pelo AEROIN, o Jumbo Jet hoje registrado sob a matrícula N936CA, que ficou muito conhecido mundo afora por atuar como um enorme avião-bombeiro para combate aéreo a incêndios florestais, foi colocado à venda por volta de abril de 2021, e em setembro, já tinha definida sua nova casa.

O Jumbo quando atuava no combate a incêndios – Imagem: Facebook / Global SuperTanker LLC

Deixando seu “ofício” de bombeiro, o 747-400 foi adquirido pela companhia National Airlines e modificado para se tornar um cargueiro BCF, em meio à alta demanda pelo transporte de cargas na crise aérea global gerada pela pandemia.

Porém, ao invés de pintá-lo por completo nas conhecidas cores azul e prata ou azul e branca características da empresa, ela optou por apenas adaptar a pintura vermelha que o avião já tinha, adicionando um pouco de dourado, em uma ação especial pela comemoração de 30 anos da National Airlines.

Imagem: National Airlines

Desde que recebeu sua pintura especial, o Jumbo da National já veio antes ao Brasil. Porém, dado que a empresa não tem voos regulares ao país, é bastante incomum a oportunidade de vê-lo por aqui.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias