Grande compra de 339 aviões comerciais de fabricação russa é assinada pelo Grupo Aeroflot

Sukhoi SSJ100 Superjet, um dos modelos do pacote encomendado – Imagem: Divulgação / Superjet International.

A Rússia informa nesta quarta-feira, 7 de setembro, que foi assinado um acordo de intenção de compra de mais 339 aeronaves fabricadas no próprio país. A cerimônia de assinatura ocorreu durante o VII Fórum Econômico Oriental.

Na ocasião, Yury Slyusar, Diretor Geral da United Aircraft Corporation (UAC) da Rostec State Corporation, e Sergey Aleksandrovsky, Diretor Geral do Grupo Aeroflot, assinaram o contrato que prevê o fornecimento de 210 aeronaves MC-21 (ou MS21, já que o nosso S é grafado com C na língua russa), 89 aeronaves SSJ-NEW e 40 aeronaves Tu-214 sob termos de arrendamento de 2023 a 2030.

O documento pressupõe que em 2023 as companhias aéreas do grupo receberão os primeiros 2 Superjet-NEW, e a partir de 2024 está previsto o fornecimento das primeiras 6 aeronaves MC-21 e as primeiras 7 aeronaves Tu-214.

MC-21 – Imagem: Denis Fedorko / CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons
Tu-214 – Imagem: Oleg Belyakov / CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons

Denis Manturov, Vice-Primeiro Ministro da Federação Russa e Ministro da Indústria e Comércio da Federação Russa, disse:

“O contrato será o principal para financiamento do Fundo Nacional de Riqueza. O estado subsidiará a compra de aeronaves fabricadas na Rússia, fixando o preço de entrega para as companhias aéreas para que nossas transportadoras não sofram encargos financeiros adicionais.

Devido ao fato de que as primeiras aeronaves de série são sempre mais caras, na fase inicial, a diferença entre o preço de entrega e o custo real será compensada pelo orçamento. Com o aumento da produção, vamos nos afastar dessa medida extra.

Juntamente com o Ministério das Finanças e o Ministério do Desenvolvimento Econômico da Rússia, trabalhamos para otimizar os procedimentos de fornecimento de recursos do Fundo Nacional de Riqueza para o programa de renovação da frota. É muito importante para nós lançarmos rapidamente a produção em série sob o contrato na situação atual.”

Sergey Chemezov, diretor geral da Rostec State Corporation, comentou:

“As aeronaves Boeing e Airbus, que dificilmente serão entregues à Rússia novamente, serão substituídas por aeronaves de passageiros fabricadas na Rússia. Das 339 aeronaves, quase 300 são aeronaves MC-21 e Superjet de nova geração. O Tu-214 se tornará um suporte confiável – esta aeronave foi fabricada anteriormente para clientes especiais e provou-se bem.

O MC-21 será o carro-chefe da frota da Aeroflot, é o orgulho de nossa indústria aeronáutica, possui soluções de design inovadoras que, tenho certeza, serão apreciadas por pilotos e passageiros. Gostaria de observar que todas as aeronaves serão entregues com sistemas e componentes de bordo fabricados na Rússia.”

Sergey Aleksandrovsky, do Grupo Aeroflot, disse:

“Hoje assinamos o maior acordo de aquisição de aeronaves domésticas da história recente da Aeroflot. Este é um passo importante que define o estímulo e que influencia as perspectivas futuras para o desenvolvimento da aviação civil na Rússia.

A Aeroflot dominou com sucesso e operou efetivamente os melhores exemplos de aeronaves domésticas ao longo de sua história de quase um século. A assinatura deste Acordo demonstra claramente ao mundo inteiro que a Rússia é uma grande potência aeronáutica com grande potencial e rica experiência no campo da construção de aeronaves, capaz de produzir aeronaves confiáveis ​​e modernas.”

Informações da Irkut / United Aircraft Corporation

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias