
Um grande e pesado helicóptero militar caiu próximo à praia na Califórnia na tarde desta sexta-feira (20) e pegou fogo logo em seguida.
A aeronave é um Sikorsky CH-53E Super Stallion dos Fuzileiros Navais Americanos (Marines), e teria decolado de Camp Pendleton, a maior base militar de helicópteros na costa oeste americana, ao norte de San Diego, no sul da Califórnia. A queda ocorreu a alguns quilômetros da base, na cidade de Oceanside, numa faixa de areia entre o mar e a rodovia I-5, que liga San Diego a Los Angeles. Vários motoristas viram as chamas e registraram o helicóptero caído:
Aircraft crash in Oceanside. #California pic.twitter.com/3UZFYw6GAG
— Roselle Angeli (@rosellellesor) December 21, 2024
O helicóptero é um dos maiores em operação no mundo, podendo levar até 55 fuzileiros, ou 15 toneladas de carga, interna ou externa. Atualmente é o maior helicóptero em operação nas forças armadas americanas, e está sendo substituído pela versão modernizada CH-35K King Stallion.
Até o momento, os Marines não informaram detalhes sobre a queda e se havia alguma vítima. A Polícia Rodoviária da Califórnia (CHP) confirmou a queda e isolou a área, afirmando que todos os militares conseguiram sair com vida da aeronave.
‼️ Traffic Alert ‼️ A military helicopter has made an emergency landing on Camp Pendleton which is visible from I-5 north of the Aliso Creek Rest Area. Please use caution and expect delays in the area. #TrafficAlert #CHP #CommuteTraffic #accident @CHP_HQ pic.twitter.com/749NrxlVbM
— CHP Oceanside Area (@CHP_Oceanside) December 21, 2024