Início Novidades

Grande peça de um Boeing 747 cai em cima de uma casa pouco antes da meia-noite

O Boeing 747 envolvido no incidente – Imagem: Kevin Hackert / CC BY-NC 2.0, via Flickr

Fotos de uma grande peça de avião, caída no jardim de uma casa após atingir o telhado da mesma, apareceram nas redes sociais e na imprensa na manhã desta sexta-feira, 9 de setembro, na Bélgica.

Conforme relata a mídia local, a peça de metal danificou parte do telhado da casa de Louis e Adela em Borgworm, não muito distante de Liège e a cerca de 100 km da capital Brussels (Bruxelas).

Em vermelho, a região aproximada onde houve a queda da peça – Imagem: Google Maps, via FlightRadar24

Ninguém ficou ferido, mas o casal está muito impressionado. “É inacreditável. Estamos em choque e nos perguntamos como isso pode ter acontecido?”, testemunharam os dois no jornal La Meuse.

Louis tinha acabado de se deitar para dormir quando ouviu um avião sobrevoar a área residencial pouco antes da meia-noite. “Soou mais intenso do que o normal. Tive a sensação de que o avião estava voando bem baixo.”

Pouco depois, houve um grande estrondo. Louis imediatamente pensou em trovões. Uma peça de avião nem passou pela sua cabeça. Ele não conseguia ver nada da janela, mas quando saiu de casa nesta manhã, descobriu danos no telhado e a enorme peça ao lado de sua cerca viva.

Imagem: Reprodução / Facebook – Hervé Rigot
Imagem: Reprodução / Facebook – Hervé Rigot
Imagem: Reprodução / Facebook – Hervé Rigot

O impacto ocorreu próximo à garagem, mas o carro do casal permaneceu intacto, já que apenas algumas telhas foram danificadas, assim como algumas ripas. Como se nota pelas imagens, trata-se de um capô de motor, portanto, uma peça de chapa metálica, não tão pesada.

Os moradores contactaram a polícia local, que chamou os bombeiros e o aeroporto de Liège para retirar o capô.

Já foi confirmado que se trata de um Boeing 747, icônico Jumbo Jet. A informação foi dada por um porta-voz do aeroporto de Liège, que detalhou que uma aeronave da companhia cargueira Air Atlanta que perdeu a peça logo após decolar. Apesar da ocorrência, o avião voou para seu destino, Malta, portanto, os pilotos não devem ter percebido até o final do voo.

Segundo histórico de voos da frota da Air Atlanta, consultado pelo AEROIN junto à plataforma RadarBox de rastreamento online, a aeronave que fez tal trajeto nessa última noite é o 747-400F de matrícula TC-AMC. Ele decolou de Liège às 23h38 com destino a Luqa, em Malta, e passou sobre a região da casa do casal por volta das 23h45, cruzando 6 mil pés (1.800 metros) de altitude durante a subida.

A trajetória da aeronave no voo de incidente – Imagem: RadarBox

Uma investigação será conduzida para apurar as circunstâncias exatas do incidente.

Sair da versão mobile