Início Aeroportos

Grandes empresas globais e Gol vão acelerar a introdução dos eVTOLs no Brasil

Concepção gráfica da aeronave VX4 nas cores da Gol – Imagem: Avolon

Uma parceria de grandes empresas globais da aviação e de aeroportos anuncia sua intenção de explorar os requisitos de infraestrutura para trazer o voo de passageiros em eVTOL (aeronave elétrica de pouso e decolagem na vertical) para o Brasil nesta década. A parceria inclui:

Avolon, empresa mundial de leasing de aeronaves;

Corporación América Airports, operadora de aeroportos do setor privado global em número de aeroportos;

GOL, uma das três grandes companhias aéreas brasileiras;

Grupo Comporte, uma das principais operadoras brasileiras de transporte; e

Vertical Aerospace, empresa aeroespacial e de tecnologia que desenvolve e fabrica aeronaves eVTOL.

A parceria explorará e definirá o design e as localizações de vertiports (ou vertiportos – aeroportos de pousos e decolagens na vertical), bem como outros requisitos de infraestrutura para as operações de eVTOL no Brasil.

Com seu mercado bem desenvolvido de Mobilidade Aérea Urbana (UAM) baseado em serviços de helicópteros, ecossistema avançado de aviação e dados demográficos exclusivos, o Brasil deve se tornar um dos mercados pioneiros para serviços eVTOL, inclusive para o VX4 da Vertical.

Cada parceiro traz conhecimentos específicos e complementares do setor para colocar os eVTOLs em operação no Brasil nesta década. Em particular, a parceria se beneficiará da equipe especial da Corporación América Airports dedicada à pesquisa e desenvolvimento do segmento de Mobilidade Aérea Avançada (Advanced Air Mobility – AAM) e sua experiência de duas décadas em projeto, construção e operação de aeroportos, bem como gerenciamento de tráfego de passageiros. A Corporación América Airports já desenvolveu seu próprio projeto conceitual de vertiport e avançou na análise de tráfego AAM em vários países.

Concepção gráfica de um VX4 em operação urbana – Imagem: Vertical / Avolon

Com algumas das cidades mais congestionadas do mundo, a introdução de eVTOLs transformará o modo como as pessoas se deslocam ao redor e sobre a paisagem urbana no Brasil. O VX4 permitirá viagens de curta distância com emissões zero que revolucionarão as viagens aéreas urbanas para a vida cotidiana dos brasileiros, mudando a forma como nos conectamos, nos deslocamos e viajamos com mais eficiência, tudo de maneira mais sustentável.

Essa parceria se baseia no compromisso da GOL e do Grupo Comporte de comprar ou arrendar da Avolon até 250 aeronaves VX4 eVTOL da Vertical, anunciado no ano passado. Esse compromisso levou a Avolon a lançar e liderar um grupo de trabalho com o objetivo de comercializar aeronaves eVTOL no Brasil com a Vertical Aerospace, Grupo Comporte e GOL.

O grupo de trabalho já realizou workshops de familiarização do projeto com a autoridade brasileira de aviação civil, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), para permitir a rápida validação da aeronave de zero emissões e quatro passageiros VX4. O veículo foi projetado para ter velocidades de até 200 mph (320 km/h), alcance superior a 100 milhas (160 km), ser quase silencioso durante o voo e oferecer baixo custo por passageiro por milha.

Informações da Assessoria de Imprensa

Sair da versão mobile