Gratuito e aberto ao público, anunciado o 1º ACI Airport Day Brasil, veja quando e onde

Imagem ilustrativa: Aeroporto de Guarulhos (SP)

Na última quarta-feira, 30 de março, foi anunciada a primeira edição ACI AIRPORT DAY BRASIL, evento gratuito e aberto ao público, organizado pelo Conselho Internacional de Aeroportos (Airport Council Internacional | ACI).

O evento, a ser realizado em São Paulo, vai reunir os principais executivos da indústria aeroportuária do país, autoridades da aviação civil nacional e especialistas em temas relativos aos aeroportos, bem como meio ambiente, tecnologia, negócios e mobilidade urbana.

Em pauta, uma relevante agenda da atualidade: o desenvolvimento sustentável e as metas socioambientais do setor. O evento acontecerá no dia 3 de maio, no auditório do Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos.

No momento em que o transporte aéreo global atravessa o período mais desafiador de sua história e que o mercado aeroportuário brasileiro passa por intensas e relevantes transformações, o ACI AIRPORT DAY BRASIL reunirá a indústria para debater oportunidades e desafios do setor.

Os palestrantes convidados participarão de painéis e apresentações em que compartilharão experiências bem-sucedidas e já premiadas para reduzir a emissão de carbono em diversas operações nos aeroportos, como a implementação de sistemas de inteligência para o rastreamento em tempo real das emissões, a redução de ruído aeronáutico e a gestão de recursos hídricos, resíduos sólidos e consumo de energia.

Apresentarão também os dados mais recentes sobre as iniciativas de transição para uso de combustíveis sustentáveis e sobre o que em breve será realidade na área da mobilidade aérea urbana.

O diretor-geral do ACI World, Luis Felipe de Oliveira, e o diretor-geral de ACI-LAC – escritório regional de ACI na América Latina e Caribe – Rafael Echevarne, falarão sobre os principais pontos da agenda da indústria de aeroportos para os próximos anos no mundo, na região e no Brasil.

Na ocasião, o ACI apresentará pela primeira vez em um evento presencial no Brasil os detalhes do compromisso assumido com aeroportos de todo o mundo para alcançar a meta de redução a zero das emissões de carbono até o ano de 2050.

A meta de longo prazo é de redução absoluta, ou seja, sem compensações, e refere-se às emissões sob o controle direto dos aeroportos, como, por exemplo, o abastecimento de energia da infraestrutura e de combustível dos veículos que circulam nas áreas dos terminais.

“A indústria aeroportuária no Brasil já iniciou o processo rumo à descarbonização, com diversas iniciativas premiadas. O ACI se orgulha disto e se apresenta no país como um aliado neste processo, colocando-se à disposição dos operadores e das autoridades do setor por meio de nossa experiência global e por sermos a voz dos aeroportos no mundo, representante dos interesses coletivos e único interlocutor da indústria junto à Organização da Aviação Civil Internacional (OACI)”, afirma Rafael Echevarne.

Informações do ACI-LAC

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias