Início Aeroportos

Gravação mostra como começou incêndio no Aeroporto de Guarulhos, causado por ação criminosa

O incêndio próximo às pistas de Guaurlhos, em cena do vídeo apresentado abaixo – Imagem: canal Golf Oscar Romeo

Uma gravação feita na noite do sábado, 4 de maio, mostra o momento em que uma ação criminosa resultou em um incêndio em plena área operacional do mais movimentado aeroporto do Brasil.

O fogo ocorreu no gramado entre as duas pistas do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos (SP), próximo das cabeceiras 28L/28R, aproximadamente a partir das 20h35, enquanto diversos voos partiam e decolavam.

No vídeo a seguir, em alguns momentos é até possível ver que alguns aviões cruzaram a fumaça que se acumulou na área, tornando visível o vórtice (movimento giratório) gerado pelas asas dos aviões:

Como visto nas cenas acima, captadas pela câmera ao vivo do canal “Golf Oscar Romeo” no YouTube, o incêndio foi causado pela queda de um balão no aeroporto de Guarulhos. Trata-se, portanto, de uma consequência de um ato criminoso, já que soltar balões é crime por Lei.

A Lei de Crimes Ambientais (Lei Federal nº 9605/98) determina que “fabricar, vender, transportar ou soltar balões que possam provocar incêndios nas florestas e demais formas de vegetação, em áreas urbanas ou qualquer tipo de assentamento humano” é crime, proibindo a prática no Brasil e prevendo pena de até três anos de prisão.

E se não bastasse o risco de incêndios, vale sempre ressaltar que há o perigo de uma colisão de aeronaves em voo com o balão, que pode resultar até em um acidente aéreo, a depender de como for afetada a aeronave.

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram. Conheça também nosso perfil no Instagram e nosso canal no WhatsApp.

Sair da versão mobile