
Um vídeo publicado neste último final de semana tem chamado atenção ao mostrar um Boeing 747 que deu um verdadeiro salto no momento do contato com o solo em seu pouso no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP).
A gravação foi feita no sábado, 9 de julho, pelo canal “Viracopos FullHD”, quando o Boeing 747-400F registrado sob a matrícula N476MC, operado pela companhia americana Atlas Air, chegava vindo de Miami no voo regular cargueiro GTI-57.
O Jumbo Jet é visto aproximando para a cabeceira 15 do aeroporto de Campinas, mas o pouso não se dá da maneira suave como geralmente se ocorre:
Embora fique claro que o pouso não ocorreu da maneira como o piloto gostaria que ocorresse, é precipitado afirmar o que causou o intenso contato com o solo, podendo ir desde uma falha do piloto no procedimento até influências externas, como uma variação repentina de condição de vento, entre outras.
Apesar da cena vista, o Boeing 747 da Atlas partiu normalmente no horário programado de seu próximo voo, portanto, fica evidente que não houve nenhuma consequência para o avião que influenciasse sua condição de aeronavegabilidade.
O histórico de voo do Jumbo de matrícula N476MC pode ser conferido na plataforma RadarBox através deste link.
A Atlas Air é a maior operadora de aviões Boeing 747 do mundo, com mais de 40 unidades das variantes 747-400 e 747-8, e ainda receberá, nos próximos meses, os últimos três exemplares do Jumbo Jet a serem produzidos na história da aviação.