Início Novidades

Gravações captam aviões militares voando baixo sobre Brasília hoje; veja as imagens

Gravações compartilhadas nas redes sociais mostram que ao menos quatro aeronaves militares da Força Aérea Brasileira (FAB) sobrevoaram a capital federal, Brasília, a baixa altura na manhã de hoje, quinta-feira, 29 de dezembro.

Os vídeos mostram o Embraer KC-390 Millennium, maior avião militar já construído no Brasil, voando acompanhado de dois caças SAAB F-39 Gripen, os novos vetores de ataque da FAB, e, logo depois deles, um Embraer E-99, avião AEW&C – sigla em inglês para Plataforma Aérea de Controle Aéreo e Alerta Antecipado.

Vídeo 1, por Bruno Leonardo:

Vídeo 2, por Gutemberg D’ávila:

A ação vista nos vídeos acima representa parte dos ensaios que estão sendo feitos para o desfile aéreo a ser realizado nos próximos dias, já que haverá a posse de Lula como presidente e a troca do comandante da Aeronáutica.

Dados das plataformas de rastreamento online de voos mostram que o KC-390 das imagens é o registrado sob a matrícula FAB2856. Ele partiu de Anápolis às 10h19 e chegou à vertical de Brasília cerca de 12 minutos depois.

Em seguida, ficou por aproximadamente 1 hora e 30 minutos efetuando as passagens baixas sobre a capital e então se afastou para retornar a Anápolis.

Dados e trajetória do voo do KC-390 nessa quinta-feria – Imagem: RadarBox