Grave falha de comunicações resulta em cancelamento massivo de voos pela Lufthansa

Boeing 787-9 Dreamliner da Lufthansa – Imagem: Lufthansa

Uma falha de uma linha de telecomunicações na zona próxima ao aeroporto Frankfurt am Main, na Alemanha, paralisou os sistemas informáticos do Grupo Lufthansa nesta manhã (14) e provocou cancelamentos massivos de voos, segundo a própria empresa. Os programas de reserva, cobrança e embarque foram afetados e impossibilitaram a continuidade de grande parte das operações em Frankfurt, principal base de operações da empresa.

O problema começou quando cabos de fibra ótica pertencentes ao provedor Deutsche Telekom foram danificados durante reparos em uma linha férrea. A situação causou uma interrupção generalizada dos sistemas da empresa no terminal aéreo, informa o Aviacionline.

Outras empresas da área também foram afetadas, razão pela qual ainda há sobrecarga nas linhas alternativas. “Devido aos danos consideráveis ​​e à situação no canteiro de obras, o reparo será extremamente difícil“, disse a Deutsche Telekom.

Como consequência, todas as partidas e chegadas programadas foram momentaneamente canceladas. O agendamento nos aeroportos de Munique e Berlim foram parcialmente afetados.

Em um comunicado à imprensa, a Lufthansa pediu a todos os seus passageiros que verifiquem o status atual de seus voos antes de seguir para o aeroporto. “No entanto, em geral, aconselhamos os passageiros de Frankfurt a não seguirem para o aeroporto neste momento“, disse a empresa. Além disso, a companhia aérea destacou que novas reservas em outros voos também ficaram limitadas em decorrência da falha no sistema

O controle aéreo alemão desviou os voos de chegada para outros aeroportos, como Düsseldorf ou Colônia, para evitar mais congestionamentos em Frankfurt devido ao grande número de aeronaves no solo. Isso gerou a perda de conexões para muitos passageiros em trânsito.

Inicialmente, todos os voos domésticos tiveram que ser suspensos e a Lufthansa pediu aos passageiros afetados que considerassem o trem como meio de transporte alternativo. A empresa garantiu que está trabalhando para solucionar o problema e informou que sua equipe de crise se reunirá para chegar a uma solução definitiva.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias