Grécia se torna a 19ª nação a comprar o caça F-35 com acordo para até 40 unidades

Imagem: USAF

Nesta quinta-feira (25), o Governo da Grécia finalizou sua intenção de adquirir 20 aeronaves Lockheed Martin F-35 Lightning II ao assinar uma Carta de Oferta e Aceitação (LOA) através de uma Venda Militar Estrangeira do Governo dos Estados Unidos. A LOA também inclui uma opção para 20 aeronaves adicionais.

Estamos empolgados em receber a Grécia na comunidade do F-35“, disse o Tenente-General da Força Aérea Mike Schmidt, diretor e executivo do programa, Escritório Conjunto do Programa F-35. “O F-35 fornecerá uma capacidade excepcional à Força Aérea Helênica, construirá interoperabilidade entre nossos aliados e fortalecerá a eficácia de combate de toda a OTAN.

Por várias décadas, a Força Aérea Helênica tem sido nossa parceira e é uma honra continuar esse relacionamento enquanto a Grécia se torna a 19ª nação a ingressar no programa F-35“, disse Bridget Lauderdale, vice-presidente e gerente geral do programa F-35 da Lockheed Martin. “O F-35 é o único caça adequado para fortalecer a soberania e a capacidade operacional da Grécia com os aliados.

De acordo com afirmações da Lockheed Martin, o F-35 está rapidamente se tornando o caça padrão de escolha da OTAN, oferecendo uma interoperabilidade incomparável com ativos da OTAN e de outros aliados. Essa capacidade representa uma vantagem significativa para os EUA e seus aliados, garantindo superioridade estratégica por décadas.

Além disso, segundo a fabricante, até a década de 2030, mais de 600 F-35 trabalharão juntos de mais de 10 países europeus, incluindo dois esquadrões completos de F-35 dos EUA estacionados na Base Aérea Real de Lakenheath.

A crescente presença do F-35 em toda a Europa é um poderoso testemunho da dissuasão baseada em alianças e está estabelecendo a base para a capacidade de poder aéreo da próxima geração da OTAN e das nações aliadas“, disse Mara Motherway, vice-presidente de Estratégia e Desenvolvimento de Negócios da Lockheed Martin.

Até o momento, o F-35 opera em 32 bases ao redor do mundo, com 10 nações. Existem cerca de 1.000 aeronaves operacionais com mais de 860.000 horas de voo em toda a frota.

Reforçando ainda mais a parceria internacional e fortalecendo as capacidades de defesa da Grécia e da OTAN, as Forças Armadas Helênicas também operam F-16, C-130 e helicópteros Hawk. Atualmente, estão atualizando uma parte de sua frota de F-16 para a configuração avançada “Viper”, enquanto sua frota de Hércules apoia requisitos críticos de missões de transporte aéreo.

Recentemente, a Grécia assinou uma LOA para adquirir 35 UH-60M Black Hawks, além de sua frota existente de S-70B e dos recém-adquiridos helicópteros marítimos MH-60R.

Informações da Lockheed Martin

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Com uma paixão pelo mundo aeronáutico, especialmente pela aviação militar, atua no ramo da fotografia profissional há 8 anos. Realizou diversos trabalhos para as Forças Armadas e na cobertura de eventos aéreos, contribuindo para a documentação e promoção desse campo.

Veja outras histórias

Sistema PAPI do Aeroporto Hugo Cantergiani entra na fase final de...

0
O sistema PAPI é um auxílio visual fundamental para pilotos durante o procedimento de aproximação final para pouso, indicando, por meio de