Início Empresas Aéreas Greve de pilotos e comissários no Brasil é cancelada após aprovação de...

Greve de pilotos e comissários no Brasil é cancelada após aprovação de proposta do TST

Imagem meramente ilustrativa – Fonte: Embraer

Após o anúncio, na última quarta-feira, 24, de deflagração de greve por parte da categoria de Aeronautas (pilotos e comissários) da aviação brasileira na próxima segunda-feira, 29, o Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) informou nesta tarde de sábado, 27, que o movimento está cancelado após aprovação, em votação, de proposta apresentada pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST).

Conforme publicado ontem pelo SNA, em audiência realizada no TST na sexta-feira (26) foi apresentada uma proposta de renovação da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da aviação regular pelo Ministro Alexandre de Souza Agra Belmonte e referendada pelo Subprocurador-geral do Ministério Público do Trabalho Gerson Marques e pela União, representada pelo Advogado Geral da União Bruno Bianco e pelo Secretário Executivo do Ministério do Trabalho e Previdência.

Tal proposta havia sido aceita pelo SNEA (Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias), prevendo o reajuste imediato de 75% do INPC dos últimos 12 meses na parte fixa e variável do salário, e 100% do INPC dos últimos 12 meses nas diárias de alimentação nacionais e vale alimentação/teto. Além disso, prevê a renovação na íntegra das demais cláusulas sociais sem alterações.

Diante disso, o SNA convocou a categoria para deliberação sobre essa proposta do TST, por meio de votação on-line, que foi iniciada às 22h00 do dia 26 de novembro e permaneceu aberta até as 14h00 deste sábado, 27 de novembro.

Por fim, após a conclusão do período de votação, o Sindicato promoveu uma live em seu canal no YouTube para apresentar o resultado, que foi de 53,68% de aprovação, em um total de 6.956 aeronautas votantes:

Sair da versão mobile