Ground Handling avança em direção à padronização, com foco em segurança e eficiência

Imagem: Infraero

A Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) informou que o Portal do Manual de Operações Terrestres da IATA (IGOM) e a Auditoria de Segurança para Operações Terrestres da IATA (ISAGO) estão impulsionando uma maior padronização dos processos de Ground Handling (serviços de solo em aeroportos) em todo o mundo. Isso é tido como particularmente importante para o rápido aumento das operações à medida que as restrições da COVID-19 são suspensas.

“IGOM e ISAGO complementam-se na condução da tão necessária harmonização em todo o setor. E o aumento na participação em ambos os programas, à medida que a indústria aumenta suas operações, é uma boa notícia tanto para a segurança quanto para a eficiência. O objetivo de ambos é reduzir o risco, evitar danos e permitir operações padronizadas e sustentáveis”, disse Monika Mejstrikova, Diretora de Operações Terrestres da IATA.

Portal IGOM

Desde o lançamento do Portal IGOM, em janeiro, 58 companhias aéreas e 11 prestadores de serviços terrestres (GSPs) subscreveram os seus serviços.

O portal permite que as companhias e os operadores terrestres façam interface com o Manual de Operações Terrestres da IATA. O IGOM é o padrão global da indústria para Ground Handling em todo o mundo. O portal é uma plataforma online onde, tendo o IGOM como referência principal, as companhias aéreas e os GSPs podem trocar informações, incluindo quaisquer variações, sobre os seus requisitos de assistência em escala.

“O objetivo é a adoção global de padrões. Os ganhos de eficiência e segurança da padronização global foram comprovados ao longo do desenvolvimento da aviação. O portal IGOM está ajudando a alcançar isso, tornando mais fácil para as companhias aéreas e GSPs gerenciarem e monitorarem a implementação de padrões e entenderem as variações. Com 69 organizações já usando o portal, a busca por maior padronização está ganhando força”, disse Mejstrikova.

O Portal IGOM está disponível gratuitamente para todas as companhias aéreas e GSPs. 

ISAGO

Desde março de 2022, 28 companhias aéreas aderiram à ISAGO, beneficiando assim de 500 relatórios de auditoria disponíveis para complementar as suas atividades de fiscalização. A ISAGO fornece uma avaliação independente de todos os aspectos da gestão e prestação de serviços seguros de assistência em escala, com base nas normas IGOM.

“O aumento da participação da ISAGO reflete os benefícios da conformidade verificada com os padrões globais. Com mais governos agora incluindo a ISAGO em seus programas de supervisão de segurança, podemos esperar que ainda mais companhias aéreas participem. Além das melhorias de segurança, a participação da ISAGO ajuda as companhias aéreas a alocar recursos de forma eficiente”, diz Mejstrikova.

Dados os benefícios da padronização para o desempenho de segurança, a IATA insta os governos a reconhecerem a ISAGO em suas estruturas regulatórias para supervisão de segurança. A chave entre os muitos resultados positivos são a garantia de que os Sistemas de Gestão de Segurança (SMS) estão sendo implementados pelos GSPs.

Informações da IATA

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias

Avião Boeing 777-200ER PIA Pakistan International Airlines

Dando prejuízo há 11 anos, aérea paquistanesa PIA pode passar para...

0
No contexto da decidida privatização da Pakistan International Airlines (PIA), grandes líderes globais como Arábia Saudita, Emirados Árabes