GRU Airport registra 2,94 milhões de passageiros em janeiro, recuo de 30% sobre o pré-Covid

Imagem: Delfim Martins / GRU Airport

A GRU Airport, concessionária que administra o Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, anuncia que seus terminais registraram em janeiro a movimentação de 2,94 milhões de passageiros.

Na comparação com o mesmo período do ano anterior, houve um crescimento de 28,7% nas movimentações, no entanto, se comparado com janeiro de 2020, pouco antes da chegada da pandemia, ainda há um recuo de 30,5%.

Já o Terminal de Cargas (Teca) se mantém na liderança no país em volume de cargas internacionais, com 22,6 mil toneladas transportadas no mês.

Voos nacionais

O mês de janeiro contabilizou 2,32 milhões de passageiros com origens ou destinos em rotas nacionais de/para o Aeroporto de Guarulhos, em uma média diária de 521 pousos e decolagens.

O resultado dessa movimentação apresenta um crescimento de 16,6% quando comparado com o mesmo mês de 2021, quando foram atendidos 1,99 milhão de passageiros em voo domésticos. Na comparação com o mesmo período de 2020, houve um recuo de 21,4%.

Voos internacionais

O tráfego internacional é responsável por 22% do volume total de passageiros transportados no aeroporto em janeiro, registrando cerca de 19.800 viajantes por dia. Em comparação com o mesmo período de 2021, há um crescimento de 110,2%, com o registro de cerca de 9.400 mil passageiros por dia do ano passado.

Por outro lado, na mesma base de comparação de 2020, há uma queda de 51,7%, quando a média diária era de 41.000 passageiros em rotas internacionais.

Atualmente, o aeroporto conta com 29 empresas nacionais e internacionais operando regularmente para 29 destinos internacionais, representando uma retomada de 58% quando comparado com os 50 destinos frequentemente operados antes da pandemia.

Cargas

O Terminal de Cargas (Teca) do Aeroporto Internacional de São Paulo movimentou em janeiro deste ano cerca de 22,6 mil toneladas de produtos entre importação e exportação, um crescimento de 17% quando comparado com o mesmo período do ano anterior. Esse número coloca o Teca de GRU como o maior transportador do Brasil em volume de cargas internacionais.

Entre os destaques nesse período estão os itens do segmento automotivo e produtos farmacêuticos, estes últimos beneficiados pela certificação CEIV IATA, o qual é um selo de qualidade internacional. Destaque ainda para o crescimento do transporte de maquinários e eletrônicos que se beneficia da extensa malha aérea de GRU para as suas remessas expressas.

O Teca de GRU é o maior complexo aeroportuário do Brasil, ocupando uma área de 99 mil m². O espaço possui também o maior complexo frigorífico em aeroportos do Brasil, com cerca de 30.000 mil m³ de capacidade de armazenamento de importação e exportação. As 23 câmaras frias alcançam todos os ranges de temperatura e atendem todos os tipos de produtos. Além disso, o terminal conta com 440 posições para contêineres refrigerados na importação e 8 na exportação.

Informações da Assessoria da GRU Airport

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias