Grupamento Aéreo do Pará ultrapassa 700 horas de voo entregando vacinas da Covid-19

Imagem: SEGUP

Integrar ações policiais ostensivas e preventivas por via aérea sempre foi um dos principais objetivos do Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp), nesses 16 anos de atuação. Em 2021, o Grupamento assumiu uma tarefa fundamental no combate à pandemia de Covid-19: a entrega das vacinas em todas as regiões do Pará, um estado continental, com mais de 1,2 milhão de quilômetros quadrados.

Desde janeiro de 2021, quando iniciaram os transportes de vacinas para municípios do interior, o Graesp já ultrapassou 734 horas de voo só na distribuição dos imunizantes, atendendo à logística programada pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), que, em parceria com a Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), está à frente do combate à pandemia.

O planejamento das entregas é realizado pela Sespa, enquanto a Segup executa a distribuição para as principais regionais de saúde do Estado, assim como garante o abastecimento aos municípios, para os quais o acesso por via terrestre e fluvial levaria muito mais tempo.

“O Graesp tem sido fundamental na distribuição de vacinas por todo o Estado, desde quando começamos o processo de vacinação no Pará. Nós garantimos que todas as vacinas que cheguem a Belém sejam transportadas, em menos de 24 horas, para que alcancem os 144 municípios paraenses”, destacou o titular da Segup, Ualame Machado.

“Isso vem sendo feito desde janeiro, quando iniciou o processo de vacinação, e assim já foram mais de 700 horas de voo realizadas pelo Graesp em suas diversas aeronaves, para todos os cantos do Pará, distribuindo vacinas e contribuindo com esse processo de imunização da população, que vem nos permitindo a flexibilização das medidas restritivas no Estado”, destacou Machado.

Logística

O Graesp mobiliza um efetivo de 65 agentes nesse transporte, além de diversas aeronaves, entre helicópteros e aviões, que já percorreram mais de 28 municípios. Todo o aparato utilizado visa ao transporte com segurança dos imunizantes, para que possam alcançar com agilidade todas as regiões do Pará.

Entre os municípios que recebem as vacinas por meio do Grupamento estão: Marabá, Conceição do Araguaia, Altamira, Santarém, Oriximiná, Juruti, Óbidos e Faro, e ainda os 16 municípios do Arquipélago do Marajó.

“Nossa equipe se reveza na atuação de transporte para que possamos cumprir com o planejamento da Sespa para distribuição das vacinas. Para nós, do Grupamento, esta, sem dúvida, vem sendo uma das principais ações desenvolvidas ao longo deste ano, pois estamos acostumados a acompanhar as operações policiais em prol da segurança, e hoje ajudamos também no combate à pandemia no nosso Estado, transportando saúde e esperança para todos os paraenses”, frisou o diretor do Graesp, coronel Armando Gonçalves.

Para o secretário de Estado de Saúde Pública, Rômulo Rodovalho, todo o esforço realizado pelo Graesp garante celeridade à cobertura vacinal da população das localidades mais distantes da capital do Estado.

“Já temos dez meses de trabalho integrado entre Sespa e Segup, que tem sido essencial para que o Pará avance na vacinação contra a Covid-19, pois a distribuição precisa ser rápida, especialmente para atender as populações mais distantes e com difícil acesso. Toda essa logística é realizada para que possamos garantir uma cobertura vacinal a todos os paraenses”, ressaltou Rômulo.

“A cada remessa que chega ao Estado, o Pará consegue alcançar mais públicos, e isso é fundamental na nossa estratégia de combate à pandemia, sobretudo para combater a proliferação do vírus e a formação de novas variantes”, finalizou o secretário.

Informações do Governo do Pará

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Ao transportarem 297 mil pessoas entre Brasil e EUA de janeiro...

0
Em janeiro e fevereiro de 2024, as companhias registraram 42% de crescimento no número de passageiros em voos entre Brasil e Estados Unidos.