Grupo Abra, criado por Gol e Avianca, recebe autorização para operar no Equador

Autoridades reguladoras do Equador deram sinal verde para que o Grupo Abra, criado pela Avianca e GOL, possa operar naquele país. Segundo o site La Información, a autorização foi concedida pela Superintendência de Controle de Poder de Mercado, que indicou que a operação não afeta a livre concorrência no mercado aéreo no Equador.

Para o regulador, a “a autorização foi considerada ao se verificar que a transação não gera uma alteração na estrutura competitiva do mercado, pelo que é pouco provável que afete a livre concorrência dos operadores ou atue para em detrimento da concorrência”.

Em outras palavras, a autoridade equatoriana não acredita que tal acordo gere um monopólio para a aviação de seu país.

Vale destacar que o Grupo Abra tem suas operações sediadas no Reino Unido e conta com a participação da Avianca, companhia aérea líder de mercado em países como Colômbia, Equador e grande parte da América Central. Ao mesmo tempo, a GOL é uma das maiores companhias aéreas do Brasil.

Ainda faltam as aprovações dos demais países envolvidos no negócio.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Cerca de 20 pessoas se envolvem em pancadaria no saguão do...

0
Cerca de vinte pessoas tentaram interromper um processo de deportação de um homem curdo da França, resultando em uma briga generalizada no saguão do Aeroporto de Paris-Charles-de-Gaulle, na última quarta-feira, 27 de março.