Grupo chinês assina mega encomenda de até 100 aviões COMAC C919 e ARJ 21

COMAC C919

O conglomerado HNA Aviation Group e a Commercial Aircraft Corporation of China (COMAC) informaram uma compra firme para 60 aeronaves C919 e uma carta de intenção para 40 ARJ 21. A assinatura ocorreu nas instalações da COMAC no Aeroporto Internacional de Xangai/Pudong.

Os 60 C919 serão divididos entre duas companhias aéreas do grupo Hainan: Urumqi Air e Suparna Airlines, informa o Aviacionline. Exatamente duas empresas que operam modelos da fabricante americana Boeing. Por outro lado, não está definido qual das onze companhias aéreas do conglomerado receberão os ARJ 21, caso a carta de intenção seja efetivada em pedidos firmes.

Segunda companhia aérea a operar o COMAC C919

O vetor é a aeronave de passageiros mais importante da COMAC até hoje, além de ser o primeiro jato de passageiros desenvolvido independentemente pela China conforme os padrões de aeronavegabilidade aceitos internacionalmente e com direitos de propriedade.

O programa C919 foi concebido para competir no segmento de aviões de corredor único e de médio alcance com menos de 200 assentos, rivalizando diretamente com as variantes da família A320neo e Boeing 737 MAX.

A aeronave tem capacidade para 158 a 192 passageiros e autonomia de 4.075 a 5.555 quilômetros. A montagem final foi concluída em 2 de novembro de 2015 e o primeiro voo ocorreu em 5 de maio de 2017.

O C919 tem intenções de compra para mais de 1.110 aeronaves, no entanto, possui apenas 65 pedidos firmes, sendo cinco da China Eastern Airlines mais estes do HNA Aviation Group para a Urumqi e a Suparna.

A China Eastern recebeu o primeiro C919 em dezembro de 2022, mas encontrou dificuldades técnicas com a aeronave durante os voos de treinamento e ainda aguarda o primeiro voo comercial do modelo chinês.

Embora o C919 seja chinês, seus principais componentes e sistemas são fornecidos por empresas do Ocidente, por exemplo, motores CFM International LEAP-1C e um sistema de orientação de voo e interior da Collins Aerospace. A COMAC começou recentemente a testar o novo motor fabricado localmente, que foi flagrado voando em uma aeronave militar.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias