Grupo da ANAC contra sequestro na aviação convida interessados para subgrupos temáticos

Imagem: Infraero

O Grupo Brasileiro de Segurança da Aviação Civil Contra Atos de Interferência Ilícita (BASeT) está convidando interessados a participarem, como membros eventuais, em seus novos Subgrupos Temáticos sobre segurança da aviação civil (AVSEC) no Ciclo de atividades 2022/2023. 

Interessados poderão participar de mais de um Subgrupo, desde que comprovem experiência relacionada aos temas e consigam atender às tarefas em todos os Subgrupos em que forem aceitos. 

Os novos Subgrupos do BASeT deverão desenvolver os seguintes Projetos/Ações, que terão início em março de 2023: 

– Subgrupo 1: Estudo sobre a implementação de critérios e requisitos de inspeção da carga aérea doméstica, com avaliação de impactos e apresentação/sugestão de melhores práticas; 

– Subgrupo 2: Etapas/Fases do processo de inspeção de veículos com acesso ao ambiente aeroportuário: avaliação com objetivo de implementar melhorias; 

– Subgrupo 3: Estudo acerca da(s) funcionalidade(s) dos totens destinados à emissão de cartões de embarque e de identificação de bagagens: vulnerabilidades que podem propiciar ou facilitar a utilização indevida ou a prática de ações delituosas; soluções aplicáveis; 

– Subgrupo 4: Produção de um Manual que contenha roteiro(s) de ações que possam ser executadas por Operadores e Autoridades sobre formas de identificação de drones e recursos para sua captura em ambientes aeroportuários; 

– Subgrupo 5: Elaboração de orientações aos exploradores de área aeroportuária sobre zoneamento de segurança e devido acesso (PSESCA); 

– Subgrupo 6: Estudo acerca da viabilidade de implementação de credenciais aeroportuárias de acesso destinadas a profissionais que atuam por um mesmo Operador Aeroportuário em diferentes aeroportos que lhe foram concedidos ou que por ele sejam administrados. 

Para participar, o interessado deve enviar e-mail ao Presidente do BASeT pelo endereço: gsac.sia@anac.gov.br. A mensagem deve conter no título “Interesse na participação do(s) Subgrupo(s) nº XXX do BASeT – Ciclo 2022/2023”.

No corpo de texto, devem ser informados o nome completo do interessado, o nome da Instituição em que atua e o cargo/função que ocupa, e-mail, de preferência institucional, e número de telefone institucional com DDD e DDI. O número de celular com DDD e DDI é opcional. 

A mensagem também deve conter, no corpo de texto, uma breve apresentação das intenções do interessado e informações pelas quais seja possível verificar ou depreender que tem experiência e conhecimento comprovados que venham a contribuir para a elaboração do produto do(s) Subgrupo(s) de interesse.  

Caso queira, o interessado pode anexar à mensagem documentos em PDF que comprovem sua experiência e conhecimento. O BASeT poderá solicitar outros documentos e informações considerados necessários, para comprovar a experiência e o conhecimento declarados, além da idoneidade. Caso o interessado seja aceito, a confirmação da participação será feita por e-mail. 

Ao final do período de elaboração do Projeto, o Participante Eventual receberá um Certificado de participação, e seu nome e o da Instituição em que atua estarão presentes na lista de autores de eventuais produtos técnicos que sejam gerados no âmbito do BASeT. 

Nos termos de seu Regimento Interno, o BASeT se reserva o direito de rejeitar a participação do interessado em suas atividades e em seus Subgrupos. 

Saiba mais sobre o BASeT: 

O BASeT é um comitê sem personalidade jurídica, cuja sede é em Brasília – DF. É integrado por representantes indicados pelos operadores aéreos, pelos operadores aeroportuários, por Órgãos e Entidades públicos e pelas instituições da comunidade da aviação civil dedicadas à melhoria da segurança da aviação civil brasileira. 

A participação no BASeT e em seus Subgrupos será considerada prestação de serviço público relevante e não será remunerada financeiramente.  

Informações da ANAC

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Com uma paixão pelo mundo aeronáutico, especialmente pela aviação militar, atua no ramo da fotografia profissional há 8 anos. Realizou diversos trabalhos para as Forças Armadas e na cobertura de eventos aéreos, contribuindo para a documentação e promoção desse campo.

Veja outras histórias

Aérea envolvida em tráfico humano para a fronteira dos EUA recebe...

0
Uma companhia aérea de fretamentos da Romênia é a mais nova autorizada a voar para o Brasil, mas sua história recente é polêmica.