Início Aeroportos

Grupo Especial de Inspeção em Voo não libera PAPI do Aeroporto de Divinópolis-MG até que adequação seja feita

Caixas de luzes do PAPI – Imagem: Prefeitura de Divinópolis

A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Turismo (Semdes), divulgou novas informações sobre os avanços na homologação do Indicador de Trajetória de Aproximação de Precisão (PAPI) no Aeroporto Brigadeiro Antônio Cabral, em Divinópolis (MG).

A divulgação ocorreu após a visita do Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV) da Força Aérea Brasileira (FAB), no último dia 18 de janeiro, que, segundo a Prefeitura, solicitou que adequação seja feita antes da liberação para o uso.

De acordo com o relatório emitido pela equipe do GEIV, tanto o equipamento quanto a instalação foram aprovados, no entanto, o resultado teve deficiência para a homologação definitiva, havendo a indicação de observações as quais devem ser executadas para uma nova inspeção.

Segundo noticia a Prefeitura de Divinópolis, foi solicitado pela equipe do GEIV que seja realizada melhoria na área de instalação do equipamento, para aumentar o contraste na visualização da cor vermelha que o equipamento emite.

O atendimento à solicitação será feito com o aumento do plantio de grama no entorno do equipamento, ocasionando na melhoria do contraste entre os feixes de luzes das lâmpadas e o solo.

Além disso, o relatório cita a presença de uma antena de telefonia próxima à trajetória de pouso. A Prefeitura, porém, afirma que este “NÃO é contraponto para a homologação do equipamento e nem torna a antena um obstáculo para as operações“.

“A equipe responsável firma o compromisso de seguir para a finalização da homologação com o plantio de grama, visando aumentar a segurança nas operações de pousos. A Semdes reforçou que esta etapa do processo se trata de um procedimento convencional nos aeroportos, que adiciona observações que devem ser seguidas para que o aeroporto atenda às normas de segurança para funcionamento, e não significa situação de indeferimento definitivo”, finaliza a Prefeitura.

Informações da Prefeitura de Divinópolis

Leia mais:

Sair da versão mobile