Grupo IAG, da Iberia, passa a deter 20% das ações da concorrente Air Europa

O International Airlines Group anunciou na terça-feira (16) que exerceu sua opção de resgatar o empréstimo sem garantia de 100 milhões de euros, com prazo de sete anos, que havia feito ao grupo Globalia em março deste ano, informou o site Aviacionline.

Desta forma, a holding passará a controlar 20% do capital social da Air Europa, no que representa um novo capítulo na novela da incorporação da companhia aérea da Globalia pelo grupo que controla British Airways, Iberia, Vueling e Aer Lingus. O processo começou em 2019 e em mais de uma ocasião foi ameaçado de ser cancelado pelas derivações da pandemia e obstáculos regulatórios.

Em dezembro de 2021, a IAG e a Globalia decidiram rescindir o acordo assinado em novembro de 2019 para a compra da Air Europa pela Iberia, tendo em vista a perspectiva de um possível processo de aprovação quase impossível pelas autoridades reguladoras da União Europeia.

Mas, como esclareceram na época, isso não significou o fim da operação, mas simplesmente o fechamento de um capítulo para abrir outro em que novas alternativas e estruturas operacionais e societárias seriam exploradas, o que finalmente aconteceu em março com o empréstimo não garantido e sua execução anunciada hoje.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Deputado apresenta outro projeto para permitir cabotagem na Amazônia Legal sem...

0
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || ).push({}); O deputado federal Maurício Carvalho (União/RO) apresentou, na quarta-feira (27), um PL (Projeto de Lei)...