A companhia aérea australiana Qantas confirmou hoje, 14 de agosto, seu apoio à campanha “Yes” antes do próximo referendo por uma “Voz Indígena ao Parlamento”. Para isso, revelou que usará três aeronaves do grupo para uma ação especial.
O logotipo da campanha “Yes23” será transportado para diversos destinos em um jato Boeing 737 da Qantas, em um turboélice Dash 8 da QantasLink e em um jato Airbus A320 da Jetstar.
O CEO do Grupo Qantas, Alan Joyce, disse que o apoio à campanha continua o longo compromisso da operadora nacional com a reconciliação e, de forma mais ampla, a noção de “atitude justa”:
“A Qantas tem uma longa história de apoio à reconciliação com o povo das Primeiras Nações, desde a arte aborígine em nossa revista de bordo na década de 1960 e em nossas aeronaves desde a década de 1990, até nosso apoio ao reconhecimento constitucional em 2014, apoio público à Declaração de Uluru da Heart 2019 e nossos compromissos com fornecedores e funcionários das Primeiras Nações.
Estamos apoiando a campanha Yes23 porque acreditamos que uma voz formal para o governo ajudará a fechar a lacuna para o povo das Primeiras Nações em áreas importantes como saúde, educação e emprego.
Assim como nossa aeronave Flying Art, que mostra a cultura das Primeiras Nações para um público global, essas aeronaves enviarão uma mensagem de apoio ao voto Sim enquanto viajam pelo país.
Sabemos que há uma variedade de pontos de vista sobre esse assunto, inclusive entre nossos clientes e funcionários, e respeitamos isso. Encorajo as pessoas a descobrir mais, a ouvir as vozes das Primeiras Nações e a tomar suas próprias decisões”.
Além de adicionar a marca Yes a três aeronaves, o Qantas Group está apoiando a campanha Yes23 e as equipes do Uluru Dialogue com viagens para que possam se envolver com australianos antes do referendo.