Cena de filme: Centenas tentam embarcar em Airbus A340 para fugir do Afeganistão

Cenas de desespero que se assemelham à filmes de Hollywood, como “Guerra Mundial Z”, foram vistas na vida real no Aeroporto de Cabul,no Afeganistão, enquanto as pessoas fogem do Talibã.

Dentre as imagens, as que mais chamam a atenção mostram pessoas correndo atrás de um Boeing C-17 Globemaster III americano enquanto taxiava, além de grandes aglomerações em torno de aeronaves no pátio do aeroporto. No entanto, não eram apenas nos voos militares que os afegãos tentavam fugir, mas também em voos civis.

Enquanto um Boeing 777 da Emirates não conseguiu pousar em Cabul e voltou para Dubai, outros jatos ficaram presos em solo em meio à multidão. Entre eles estava o Airbus A340-300 da Kam Air, uma das poucas aéreas do Afeganistão.

Nas imagens que circulam na internet é possível ver centenas de pessoas desesperadas subindo na aeronave, seja pela ponte de embarque ou por baixo dela. Outras fotos mostram que existiam pessoas também em cima do A340, sendo que provavelmente acessaram o teto da aeronave ao subirem na parte superior da ponte de embarque.

As imagens impressionam. Usuários do Twiter começaram a fazer comparações com filmes de Hollywood, lembrando uma cena do filme “Guerra Mundial Z”, estrelado por Brad Pitt, em que uma infecção transforma várias pessoas em zumbis, e durante um momento é possível ver as pessoas tentando fugir dos infectados fazendo coisas impensáveis.

Numa cena do filme (abaixo), centenas de pessoas fogem para o aeroporto, tentando embarcar em alguns dos aviões que estão saindo. Para isso invadem a pista, numa cena similar à vista no Afeganistão, e o protagonista acaba conseguindo embarcar num Airbus A310 prestes a decolar:

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagem pela Avianca Brasil. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias