Guerra não atrapalha e avião decola da Ucrânia com socorristas para ajudar na Turquia

Uma equipe de resgate ucraniana composta por 87 pessoas desembarcou na Turquia na terça-feira, 7 de fevereiro, para ajudar as vítimas do terremoto que devastou o país no começo desta semana, deixando milhares de mortos, feridos e desabrigados.

Parte do grupo ucraniano decolou num Antonov An-26 do Aeroporto Oeste de Uzhhorod, numa rara operação aérea ainda em meio à guerra com a Rússia. O que garante um pouco mais de segurança ao local é que tal aeroporto está localizado imediatamente na fronteira entre a Ucrânia e a Eslováquia, onde dificilmente os russos arriscariam um ataque de longa distância.

O voo decolou e sobrevoou a Eslováquia, Romênia e Bulgária, antes de seguir na direção da Turquia.

O terremoto principal de 7.8 graus e os abalos secundários provocaram um número significativo de mortos e feridos, além de destruição em larga escala nas áreas atingidas pela tragédia, especialmente no sul da Turquia e norte da Síria.

Os países também estão recebendo assistência dos governos locais e da comunidade internacional, que têm fornecido ajuda humanitária, recursos financeiros e equipamentos para ajudar as vítimas. Os esforços de busca e resgate continuarão por vários dias. O Brasil, por exemplo, mandou nesta quinta-feira (9) um grupo de 42 socorristas cedidos por vários estados e mais uma carga de ajuda.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Usina de asfalto chega a Fernando de Noronha, mas fica retida...

0
O equipamento tem como objetivo realizar a recuperação da pista do aeroporto de Fernando de Noronha, que apresenta fissuras e buracos.