A melhoria do desempenho ambiental dos aeroportos é um dos principais desafios de muitos, senão de todos, os aeroportos. Embora a tecnologia esteja disponível para apoiar operações de solo e taxiamento ecológicas, um elo importante que falta é um CONOPS (Conceito de Operações) que integre os habilitadores tecnológicos nas operações e aborde as características e requisitos da nova tecnologia para maximizar os benefícios ambientais e a eficiência operacional.
Assim, a Agência da União Europeia para a Segurança da Aviação (EASA) informa que a Força-Tarefa de Taxiamento Sustentável da Equipe de Operações Aeroportuárias (AOT) – um fórum de partes interessadas operacionais e técnicas – entregou um CONOPS de alto nível que inclui recomendações e considerações para a implementação de operações de taxiamento sustentável.
O CONOPS, baseado em um modelo simplificado de operações de taxiamento, demonstra o potencial de benefício ambiental para reduzir combustível e emissões (além da melhoria da Qualidade do Ar Local e do ruído no pátio), mas também aborda possíveis melhorias operacionais nas operações com soluções de taxiamento sustentável.
O potencial de redução de ruído, Qualidade do Ar Local e Emissões das soluções de Taxiamento Sustentável é muito significativo em comparação com outras reduções relacionadas à gestão do tráfego aéreo, ressalta a EASA. Segundo a Agência, a análise mostra que reduções de emissões de até 400 kg de CO2 são possíveis (tomando como referência tempos padrão de taxiamento LTO da família A320).
As soluções de Taxiamento Sustentável devem, portanto, ser seriamente consideradas como parte do pacote geral de sustentabilidade do setor de aviação.
O CONOPS de taxiamento sustentável pode ser acessado clicando aqui (em pdf).
Informações da EASA