Há 17 anos, o maior avião de passageiros do mundo decolava pela 1ª vez, veja em vídeos

O A380 em sua primeira decolagem, em cena de um dos vídeos desta matéria

O dia 27 de abril marca a data em que o primeiro exemplar do maior avião de passageiros do mundo, o protótipo do Airbus A380, alçava voo pela primeira vez, há 17 anos, em 2005.

Naquele momento, já envolvido em polêmicas devido a um grande atraso no programa, a um avião mais pesado do que o planejado e a um problema com o sistema elétrico, o Airbus A380 iniciava sua trajetória pelos céus do mundo, que resultaria em um marco como o único avião comercial de dois andares a operar em empresas aéreas, mas também como uma história muito mais curta do que se esperava.

O vídeo a seguir mostra o dia do primeiro voo do A380 de número 001:

Exatamente pelas polêmicas acima citadas, o “superjumbo” acabou por fazer menos sucesso e conquistar menos encomendas, já que inciou seus serviços comerciais em um momento muito mais perto da próxima crise mundial, que elevou o preço do petróleo e impactou a aviação.

Os estudos do projeto foram iniciados em 1988, com o anúncio oficial da Airbus em 1990. Depois, os detalhes do A3XX seriam apresentados em 1994 e o lançamento oficial do programa ocorreria apenas em 2000.

O primeiro protótipo foi revelado em janeiro de 2005, com o primeiro voo em 27 de abril do mesmo ano, conforme visto acima.

Por fim, a certificação pela Agência de Segurança da Aviação da União Europeia (EASA) e pela Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA) seria obtida em dezembro de 2006, com a entrega do primeiro exemplar para a Singapore Airlines em outubro de 2007.

A chegada do avião foi acompanhada ao vivo, incluindo contato por rádio com o comandante do voo durante o evento, enquanto o Airbus A380 se aproximava do aeroporto Changi, conforme as imagens do vídeo a seguir:

Depois, passados quase 16 anos desde o voo do primeiro protótipo, em 17 de março de 2021 o A380 de número 272 decolava pela primeira vez, marcando o fim da linha de produção do gigante.

O vídeo a seguir mostra esse voo de 2021, que incluiu um “tchauzinho” sobre o aeroporto de Toulouse, na França, antes de se dirigir a Hamburgo, na Alemanha, onde receberia a pintura e os acabamentos para a entrega à Emirates, que foi realizada 9 meses depois, em 16 de dezembro de 2021.

Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e Pós-Graduando em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Jatinho de Elon Musk foi filmado em decolagem de alta performance...

0
A rápida visita do bilionário Elon Musk, o empresário por trás da Tesla e SpaceX, foi acompanhada até na decolagem, de alta performance.