Início Regulamentação

Há três vezes mais pessoas tentando entrar armadas em aviões, diz TSA

Liam Neeson em filme da Universal Pictures

Oficiais da Administração de Segurança de Transporte (TSA) detectaram armas de fogo nas malas de mão em uma taxa três vezes maior em julho passado do que no mesmo mês de 2019, embora o volume de passageiros seja significativamente menor. 

Num comunicado oficial, a TSA diz que seus oficiais detectaram 15,3 armas por milhão de pessoas no mês passado, em comparação com 5,1 armas por milhão de pessoas rastreadas durante julho de 2019. A taxa é particularmente alarmante, dado que a TSA rastreou cerca de 75% menos passageiros em julho de 2020, em relação ao volume do ano anterior.

“A TSA está trabalhando diligentemente para garantir que nossos funcionários e passageiros estejam seguros e protegidos enquanto viajam durante uma pandemia, e estamos percebendo um aumento significativo no número de armas de fogo carregadas que chegam aos pontos de controle”, disse o administrador da TSA David Pekoske. “Os viajantes devem entender que armas de fogo são itens proibidos em aeroportos e nas cabines de passageiros das aeronaves. Por mais que estejamos trabalhando para mitigar outros riscos no momento, ninguém deveria estar aumentando os outros riscos”.

Multas pesadas

A potencial penalidade civil federal para uma arma descarregada começa em $2.050 e começa em $ 4.100 para uma arma carregada. A pena pode ir até o máximo legal atual de US$ 13.669 por violação, dependendo das circunstâncias. A lista completa de penalidades está publicada online.

Além das penalidades financeiras, os indivíduos que violarem as regras relativas a viagens com armas de fogo terão seu status de viajante confiável e os benefícios de triagem acelerada TSA PreCheck revogados por um período de tempo. A duração da desqualificação dependerá da seriedade da ofensa e se houver um histórico repetido de violações.

“Ainda é mais preocupante que 80 por cento das armas de fogo que chegam ao posto de controle estão carregadas e é apenas um acidente esperando para acontecer. Os viajantes precisam saber que se trouxerem uma arma para o posto de controle de segurança, independentemente de estar em uma bolsa, mochila, bolsa de rodas ou presa ao cinto, será um erro caro para eles”, disse Pekoske.

Mais de 4.000 armas

Em todo os EUA no ano passado, 4.432 armas de fogo foram descobertas em malas de mão em postos de controle em todo o país, com uma média de cerca de 12,1 armas de fogo por dia, um aumento de aproximadamente 5% nas descobertas de armas de fogo do total de 4.239 detectadas em 2018. Oitenta e sete por cento das armas de fogo detectados em pontos de verificação no ano passado estavam carregadas.

Os passageiros estão autorizados a viajar com armas de fogo na bagagem despachada, desde que devidamente embaladas e declaradas no check-in com a companhia aérea. As armas de fogo devem ser descarregadas, embaladas em uma caixa rígida, trancadas e embaladas separadamente da munição. Munições e partes de armas de fogo, incluindo armações de armas de fogo, receptores, clipes e pentes também são proibidas na bagagem de mão e devem ser despachadas.

Réplicas são proibidas

Qualquer tipo de réplica de arma de fogo é proibido na bagagem de mão e deve ser transportado na bagagem despachada. As leis de porte de arma de fogo variam por estado e localidade; portanto, os viajantes devem se familiarizar com as leis estaduais e locais sobre armas de fogo para cada ponto de viagem antes da partida.

A TSA tem detalhes sobre como viajar adequadamente com uma arma de fogo publicados em seu site. As companhias aéreas podem ter requisitos adicionais para viajar com armas de fogo e munições. Os viajantes também devem entrar em contato com suas companhias aéreas com relação às políticas de transporte de armas de fogo e munições.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile