Hackers russos derrubam sites de aeroportos dos EUA, incluindo o mais movimentado do mundo

Foto: Marwanid branch of the Umayyads in 692, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia

Uma série de ataques de hackers ativistas pró-Kremlim tem atingido os sites de 14 grandes aeroportos americanos, incluindo o de Atlanta, hub da Delta Air Lines e terminal mais movimentado do mundo. Às 16 horas da tarde desta segunda-feira (10), a página na internet do aeroporto da Georgia estava fora do ar (ver evidência abaixo).

Um funcionário do aeroporto de Atlanta disse que não houve impacto nas operações. Aparentemente, este também é o caso dos outros aeroportos afetados, incluindo o aeroporto de Los Angeles, que, no entanto, não assumiu uma posição direta.

Segundo o canal de televisão CNN, por trás dos ataques está a rede de hackers chamada de Killnet. O grupo teria se formado depois que a Rússia lançou a invasão contra a Ucrânia. O nível de envolvimento do governo russo com o grupo, que notadamente possui uma agenda política, é desconhecido.

Recentemente, o Killnet atacou empresas e autoridades na Lituânia, entre outros, depois que o estado báltico bloqueou o transporte de mercadorias para o enclave russo de Kaliningrado devido a sanções da UE. 

A Killnet gosta de usar os chamados ataques DDoS. Os servidores de sites ou serviços online atacados são sobrecarregados especificamente pelo grande número de acessos e ficam inacessíveis.

Veja abaixo uma captura de tela do site do aeroporto de Atlanta na tarde desta segunda-feira, 10 de outubro.

Erro ao acessar o site do aeroporto de Atlanta

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias