Heart Aerospace faz reformulação radical no projeto do seu avião híbrido-elétrico ES-30

A empresa aeroespacial sueca Heart Aerospace fez uma reformulação radical no projeto do seu avião híbrido-eletrico em desenvolvimento, o ES-30, optando por um sistema de propulsão pronto, composto por turboélices comuns e motores elétricos. Também abandonou características diferenciadas, como a asa suportada por estruturas e o grande compartimento de baterias abaixo da fuselagem.

Além disso, a empresa agora afirma que o primeiro voo de sua aeronave demonstrativa em escala real, previsto para o próximo ano, será sem tripulação.

As recentes revisões no design são as últimas mudanças na aeronave que a startup sueca espera levar ao mercado. No lançamento, em setembro de 2022, o ES-30 seria movido por quatro motores elétricos alimentados por baterias armazenadas em um amplo compartimento fixado sob a fuselagem. Esperava-se expandir o alcance potencial dos voos para até 215 milhas náuticas com carga completa de 30 passageiros.

Contudo, a Heart decidiu mudar o rumo, acreditando que a nova configuração, que ela descreve como tendo um “sistema de propulsão híbrida independente”, oferece uma solução mais simples e econômica. Desistir do turbogerador liberou espaço na traseira da fuselagem, permitindo que o pacote de baterias ocupasse seu lugar e eliminando a necessidade do armazenamento sub-fuselagem.

A Heart ainda não revelou os fornecedores do seu trem de força, mas o CEO, Anders Forslund, afirma que os motores térmicos serão um modelo padrão “de um formato comumente usado”.

O desenvolvimento do trem de força revisado será conduzido por um novo centro de P&D que a Heart está criando em Los Angeles, na Califórnia, sob a liderança do recém-nomeado diretor de tecnologia, Benjamin Stabler. O primeiro voo de uma aeronave mais representativa da produção – desta vez com piloto – está previsto para 2026.

A Heart possui 250 encomendas para o ES-30, com opções e direitos de compra para outras 120 aeronaves. A empresa também detém cartas de intenção para mais 191 unidades.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias