Início Acidentes e Incidentes

Hélice acelera demais e pilotos voltam ao aeroporto de origem em situação de ‘Pan Pan’

Dash 8-400 da Jazz semelhante ao envolvido na ocorrência – Imagem: Eric Salard, CC BY-SA 2.0, via Wikimedia Commons

Um incidente envolvendo uma aeronave de passageiros foi registrada recentemente, no qual os pilotos precisaram retornar ao aeroporto de origem com urgência após uma das hélices do motor estar mais acelerada do que o normal.

A ocorrência se desenvolveu no último dia 9 de dezembro com um De Havilland Dash 8-400 da companhia aérea canadense Jazz, subsidiária da regional da Air Canada, quando realizando o voo QK-8317, de Vancouver para Comox, no Canadá.

De acordo com o The Aviation Herald, a aeronave registrada com matrícula C-GGCI decolou do Aeroporto Internacional de Vancouver com 37 passageiros e 4 tripulantes, sem intercorrências. Estando a 10 mil pés (3,05 km) de altitude e prestes a iniciar a descida para o destino, os pilotos desaceleraram a aeronave, como o procedimento padrão para a operação pede.

No entanto, foi observado pela tripulação que a rotação da hélice esquerda aumentou para 1090 rpm, resultando em uma indicação de excesso de velocidade das pás. Diante da anormalidade, que poderia comprometer os sistemas, a tripulação realizou o exercício de sobrevelocidade, embandeirou a hélice, desligou o referido motor, declarou “pan pan” e decidiu retornar a Vancouver.

A chamada de “pan pan” é uma mensagem padrão internacional que alguém a bordo de uma aeronave usa para declarar que tem uma situação que é urgente, mas não representa um imediato perigo para a vida dos ocupantes ou a integridade da aeronave.

Os pilotos pousaram a aeronave com segurança e taxiaram até o pátio. O Conselho de Segurança de Transporte do Canadá (TSB) informou que a manutenção confirmou que ocorreu um excesso de velocidade da hélice e substituiu a unidade de controle de inclinação e a unidade de controle eletrônico da hélice nº 1. 

Trajetória da aeronave envolvida no incidente – Imagem: FligthRadar24

Leia mais: