Helicóptero cai em São Paulo pouco antes de chegar a Congonhas, ouça as comunicações

Imagem: Reprodução / Redes Sociais

Um helicóptero acidentou-se nessa manhã de quarta-feira, 19 de outubro, minutos após decolar do aeroporto de Congonhas, na capital paulista, quando estava se aproximando de volta ao local de partida.

Segundo dados de rastreamento online de voo, o equipamento de modelo Bell 407GX, registrado sob a matrícula PP-BDL, decolou às 10h46 e voou por cerca de 6 minutos até cair.

Segundo o Corpo de Bombeiros de PM de São Paulo, o local da queda foi a Avenida Túlio Teodoro de Campos, 6, no Campo Belo, local a menos de 1 km do aeroporto de Congonhas.

A trajetória do voo – Imagem: FlightRadar24

Quem acompanhava a transmissão ao vivo da câmera do canal Golf Oscar Romeo no YouTube ouviu, às 10h50, o piloto do helicóptero coordenando sua chegada a Congonhas, e depois não houve mais comunicação.

Mais tarde, por volta das 11h12, o piloto do helicóptero Águia da PM de São Paulo é ouvido coordenando com o controlador da Torre de Congonhas sobre o pouso na região do acidente e, nos minutos seguintes, passando mais informações sobre a situação.

Além dele, o piloto de outro helicóptero entra em contato e informa que está sobrevoando a região, pois é amigo do piloto do equipamento acidentado. Ele afirma que “aparentemente o mecânico saiu ileso e o piloto um pouco machucado”.

A gravação dos áudios das comunicações, desde a saída de Congonhas até o retorno, e depois dos demais pilotos, está disponibilizada no player a seguir.

Segundo atualização do Corpo de Bombeiros, vítima 1: masculino, 41 anos, traumatismo craniano, piloto, socorrido pelo Águia 23 ao HC; vítima 2: masculino, 37 anos, fraturas em membros inferiores e superiores, socorrido pelo SAMU Avançado ao HC.

O g1, por sua vez, reporta que o piloto, Lucas Pereira de Almeida, tem 51 anos, e a segunda vítima, o mecânico Jorge Douglas, tem 38 anos.

À reportagem da TV Globo, um morador da região comentou: “Estava passeando com meu cachorro. De repente o helicóptero veio girando e girando. Ia cair dentro da favela, mas o motorista desviou e caiu de bico. Começou a vazar vários tipos de gasolina. Tiramos eles. Estávamos preocupados com os ocupantes de morrerem queimados. Nós nem pensamos na nossa vida, só queríamos tirar eles”.

Essa é uma matéria em desenvolvimento.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias