Helicóptero com drogas interceptado em SP e outras ações recentes da RF e PF

Helicóptero interceptado em Paraguaçu Paulista

Em mais uma semana agitada, as equipes da Polícia Federal e Receita Federal realizaram uma série de apreensões de entorpecentes e produtos ilegais. Abaixo, um resumo das informações mais relevantes divulgadas pelas instituições.

PF prende homem que trocou veículo por drogas

A Polícia Federal prendeu, na sexta-feira (21/5), no Aeroporto de Rio Branco (AC) um homem que trocou veículo alugado por drogas na Bolívia.

A ação é decorrente de uma ocorrência registrada em Epitaciolândia no dia 14 de maio de 2021, oportunidade em que duas pessoas ligadas ao homem já haviam sido presas em flagrante por tráfico de drogas, após serem abordadas em uma ação conjunta da PF e GEFRON com cerca de quatro quilos de cocaína.

Como desdobramento da investigação, apurou-se que o investigado, que é um CAC (Colecionador, Atirador e Caçador), locou uma caminhonete na cidade de Petrolina/PE, deslocou-se até Epitaciolândia – fronteira com a Bolívia – cruzou com o referido veículo para o país vizinho, utilizou-o como pagamento da droga apreendida e deslocou-se, então, para Rio Branco/AC, onde registrou falsamente uma ocorrência de roubo da caminhonete que trocara pela droga apreendida.

Nesta sexta-feira, 21/5, policiais federais, após receberem informações de inteligência da Delegacia de Polícia Federal em Epitaciolândia, deslocaram-se até o aeroporto e deram cumprimento a um mandado de prisão preventiva expedido pela Justiça Federal em desfavor do investigado, o qual estava prestes a embarcar em um voo com destino a Recife.

Com ele ainda foram apreendidos 600 cartuchos de munições. Após constatada a ausência de autorização de tráfego expedida pelo órgão competente para transportar as munições, o investigado também foi autuado em flagrante delito por porte ilegal de munições.

PF apreende 16 kg de maconha em Foz

Na quinta-feira (20/5), no Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu, policiais federais encontraram cerca de 20 tabletes de maconha no interior de uma centrífuga de roupas que havia sido coletada por uma das companhias aéreas do aeroporto.

Foi realizada a apreensão da centrífuga, da droga e da documentação que acompanhava a encomenda, tendo sido a ocorrência encaminhada para a Delegacia de Polícia Federal em Foz do Iguaçu, onde a droga foi pesada totalizando 16 kg de maconha.

Helicóptero com drogas localizado em Paraguaçu Paulista

A Polícia Federal, em conjunto com a Polícia Militar e Polícia Rodoviária Estadual, realizou a apreensão de 93 kg de cocaína e 70 kg de pasta base, após abordagem realizada na região de Paraguaçu Paulista/SP, na quinta-feira (20/5).

O entorpecente foi localizado no interior de um helicóptero. O piloto, até o presente momento, não foi localizado, sendo certo que as buscas continuam nas imediações do local.

A ocorrência foi apresentada na Delegacia de Polícia Federal em Marília/SP, onde a investigação seguirá para identificação dos responsáveis por tráfico de entorpecentes, em toda a sua extensão.

PF apreende 13 kg de cocaína em Guarulhos

A Polícia Federal prendeu no domingo (16/5), no Aeroporto Internacional de São Paulo, três passageiros tentando embarcar com droga para a Namíbia e Senegal.

Policiais federais, em fiscalização de rotina junto aos portões de embarque, abordaram um homem e uma mulher, ambos angolanos e os conduziram para revista das bagagens e busca pessoal.

Com o homem, os policiais encontraram mais de 5 kg de cocaína em pequenos pacotes atados ao corpo e, da mesma forma, com a mulher foram encontrados outros 6 kg da mesma droga. Ambos tinham como destino final a Namíbia e disseram que, pelo transporte da droga, receberiam um pagamento em moeda estrangeira.

Em outra ação, realizada pelos policiais no mesmo local, foram encontrados mais de 2 kg de cocaína ocultos dentro de relógios de parede. A passageira, uma brasileira, de 26 anos, pretendia embarcar em voo para o Senegal.

Todos receberam voz de prisão e serão apresentados à Justiça Federal onde responderão pelo crime de tráfico internacional de drogas.

RF em Viracopos apreende entorpecentes em remessas

No dia 20 de maio, a Receita Federal em Viracopos interceptou duas remessas expressas com cocaína oculta em mercadorias. A primeira encomenda, com destino à Austrália, tinha bolsas quadradas com o entorpecente dentro de suas estruturas. A cocaína apresentou peso líquido de 0,135 kg.

Houve ainda tentativa de exportar bombons recheados com 0,860 kg da droga para a Tailândia. Nesse caso, a droga encontrava-se envolvida em pó de café, numa tentativa de esconder o cheiro do entorpecente.

A equipe também encontrou 0,245 kg do entorpecente em enfeites de porcelana. A droga foi localizada ainda em bijuterias.

Receita apreende 4 kg de haxixe em bagagem de voo doméstico

Durante a inspeção de bagagens descarregadas de um voo vindo de Manaus/AM, os cães de faro da Receita Federal, Black, Eyka e Dark, indicaram a presença de substâncias entorpecentes em uma mala. As imagens do equipamento de raios-X corroboraram com a suspeita.

No interior da mala, foram localizados 4 kg de substância que reagiu positivamente ao teste para haxixe.

A bagagem pertencia a um passageiro de 24 anos. Não houve prisão. Ao perceber a presença dos cães de faro da Receita Federal, o passageiro foi embora antes de pegar a bagagem.

A droga será encaminhada à Polícia Federal em Campinas.

Receita faz operação conjunta de fiscalização no Aeroporto de Joinville

Na manhã de sexta-feira (14), Equipes da Receita Federal em Joinville participaram de operação conjunta com a Polícia Federal e com a Polícia Militar, no Aeroporto Lauro Carneiro de Loyola, com o objetivo de combater o contrabando de drogas, armas e mercadorias. Para isso contou com a participação da equipe do canil da Polícia Militar, com cães especializados na busca de drogas, armas e munições.

Inicialmente, com auxílio de um scanner, foram verificadas todas as bagagens que seriam embarcadas no voo. Em seguida foram fiscalizadas as bagagens dos passageiros que estavam desembarcando.

Na sequência, as equipes se deslocaram para a área dos depósitos das três companhias aéreas que operam no aeroporto. Diariamente, elas recebem volumes que são distribuídos na região, bem como encaminha remessas para outros aeroportos do Brasil. Na ocasião foram inspecionados todos os volumes existentes nos depósitos.

Finalmente, foi feita uma fiscalização minuciosa no Terminal de Logística de Carga (Teca), recinto alfandegado de responsabilidade da Receita Federal em Joinville. Nele foram verificadas as cargas armazenadas no recinto e os caminhões que estavam realizando Trânsito Aduaneiro.

Informações da Polícia Federal e Receita Federal

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias