Helicóptero Koala da Polícia Rodoviária Federal sobrevoa Brasília durante protestos

Pelo menos um helicóptero Leonardo AW-119 Koala da Polícia Rodoviária Federal (PRF) está sendo usado no monitoramento e apoio aéreo durante os protestos deste domingo (8) em Brasília. No momento em que essa matéria era escrita, a aeronave estava em voo havia uma hora, tendo decolado do aeroporto da capital federal às 16h04.

Como mostram as ferramentas de rastreamento de voos, como o FlightRadar24 (abaixo), a rota feita pelo helicóptero não passou sobre a Esplanada dos Ministérios, onde acontecem os protestos, mas se concentrou nas adjacências, sobrevoando as regiões das Asas Norte e Sul, seguindo até as cidades satélites.

Ainda não há informações publicamente disponíveis sobre a atuação da PRF na contenção dos protestos, nos quais grupos contrários ao atual governo têm tomado a Esplanada dos Ministérios, com invasões reportadas no Congresso Nacional, Palácio do Planalto e Supremo Tribunal Federal.

ATUALIZAÇÃO: outras aeronaves das forças de segurança estão sendo utilizadas na missão desta tarde, embora não apareçam nas ferramentas de monitoramento de voos. Como se notam nas imagens abaixo, compartilhadas no Twitter,

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Pronto para partir, avião volta ao pátio em Porto Alegre por...

0
O problema com uma criança a bordo do avião da Latam no final desta manhã fez com que os pilotos precisassem tomar a decisão de retornar.