Início Aviação Executiva

Helicóptero mais popular no Brasil chega a 7 mil unidades entregues

Um dos helicópteros mais famosos do mundo e o modelo mais popular no Brasil, o Esquilo, chegou à marca de 7 mil unidades entregues.

Helibrás AS-350B2 Esquilo da Polícia Militar do Estado de São Paulo

A versatilidade do helicóptero e seu design reconhecível em qualquer lugar, fazem deste helicóptero uma figura comum para os brasileiros, mesmo àqueles que nunca viram um de perto. Utilizado amplamente por forças de segurança, forças armadas, televisões, táxis aéreos e milionários, o Esquilo, construído originalmente pela Aérospatiale (depois Eurocopter e, hoje, Airbus Helicopters), foi o primeiro helicóptero a ser construído no Brasil.

O modelo foi responsável pelo contrato que fez com que a então Eurocopter criasse a Helibrás, sua primeira fábrica fora da França, a fim de atender a um contrato com os militares brasileiros em 1984, exatamente para produção em solo nacional.

Originalmente nomeado como AS350 e hoje H125, o Esquilo (ou Écureuil, como é conhecido na Europa e AStar, nos EUA) se provou um concorrente de peso dos helicópteros Bell JetRanger e Huey, sendo este último o helicóptero ocidental mais produzido do mundo, boa parte devido ao conflito no Vietnã na Guerra Fria.

H-50 Esquilo da FAB – Foto: Sgt Batista

Segundo os últimos dados da ANAC, o Brasil tem registrado 486 helicópteros Esquilo, incluindo aeronaves em operação ou que já foram aposentadas, das variantes AS350 (monoturbina) e AS355 (biturbina), fora as unidades das Forças Armadas, que são 70. Em números, o Robinson R44 é o que chega mais próximo do Esquilo, com 479 unidades que já foram ou estão registradas no Brasil.

A Airbus informou que a unidade de número 7.000 foi entregue para a empresa francesa Blugeon, especializada em manutenção de linhas de alta tensão em altas altitudes, transporte de alpinistas e operações nos alpes franceses.

Atualmente, são 2.014 operadores do Esquilo em 124 países diferentes, se contabilizar o H130, um derivado da família H125. Ao todo, as aeronaves produzidas contabilizaram 37 milhões de horas de voo até agora.

Sair da versão mobile