Helicóptero militar voa baixo e pá do rotor atinge a água e fica danificada

Um helicóptero UH-60 Blackhawk ficou com as pontas das pás danificadas após voar baixo e atingir a água, quase causando um acidente.

Foto Ilustrativa – U.S. Air Force photo by Staff Sgt. Jared Trimarchi

O caso aconteceu com um Sikorsky UH-60 Blackhawk da Fuerza Aérea Mexicana (FAM) durante manobras com militares a baixa altura na água, provavelmente para lançamento deles no mar, tática muito usada numa inserção anfíbia.

Em vídeo que circula na internet, é possível ver o helicóptero manobrando rente à água e fazendo curvas fechadas, sendo que em dado momento a ponta das pás do rotor atingem a linha d’agua.

Com as pontas danificadas, ocorre um desbalanceamento do rotor principal, que pode ocasionar uma perda de controle em voo, já que o rotor do helicóptero proporciona tanto tração como sustentação para a aeronave. Caso a pá do rotor tivesse “afundado” mais ainda na água, poderia ocasionar a perda imediata de controle de voo e uma queda no mar.

O UH-60 retorna de imediato para a terra e faz um pouso de emergência numa área aberta próxima da praia. Fotos compartilhadas no Twitter mostram vários danos nas pás do rotor, veja abaixo.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagem pela Avianca Brasil. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias