Início Acidentes e Incidentes

Helicóptero militar voa baixo e pá do rotor atinge a água e fica danificada

Um helicóptero UH-60 Blackhawk ficou com as pontas das pás danificadas após voar baixo e atingir a água, quase causando um acidente.

Foto Ilustrativa – U.S. Air Force photo by Staff Sgt. Jared Trimarchi

O caso aconteceu com um Sikorsky UH-60 Blackhawk da Fuerza Aérea Mexicana (FAM) durante manobras com militares a baixa altura na água, provavelmente para lançamento deles no mar, tática muito usada numa inserção anfíbia.

Em vídeo que circula na internet, é possível ver o helicóptero manobrando rente à água e fazendo curvas fechadas, sendo que em dado momento a ponta das pás do rotor atingem a linha d’agua.

Com as pontas danificadas, ocorre um desbalanceamento do rotor principal, que pode ocasionar uma perda de controle em voo, já que o rotor do helicóptero proporciona tanto tração como sustentação para a aeronave. Caso a pá do rotor tivesse “afundado” mais ainda na água, poderia ocasionar a perda imediata de controle de voo e uma queda no mar.

O UH-60 retorna de imediato para a terra e faz um pouso de emergência numa área aberta próxima da praia. Fotos compartilhadas no Twitter mostram vários danos nas pás do rotor, veja abaixo.

Sair da versão mobile