Helicópteros da Marinha participam da operação Adestramento Operações Ribeirinhas em Minas Gerais

Imagem: Marinha do Brasil

A Marinha do Brasil (MB) informou nessa semana que o 2º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (EsqdHU-2) participou da operação Adestramento de Operações Ribeirinhas II/2022 (AdestOpRib II/2022).

A atividade ocorreu na cidade de São José da Barra, localizada no estado de Minas Gerais, entre os dias 30 de novembro e 4 de dezembro.

Durante os cinco dias, foi empregado um efetivo de aproximadamente 600 militares da Marinha do Brasil, sendo realizados adestramentos de Operações Ribeirinhas Aerotransportadas e a ativação da Base Aérea Expedicionária da Marinha em Furnas.

Sob a responsabilidade e coordenação do Corpo de Fuzileiros Navais (CFN), a operação AdestOpRib II/2022 explorou as capacidades de meios de Combate, Apoio ao Combate e de Apoio de Serviço ao Combate.

Nesse contexto, foram realizados exercícios operativos voltados para o emprego ribeirinho e transposição de curso d’água, mantendo a sinergia entre o Corpo de Fuzileiros Navais e a Aviação Naval, importante binômio para a Marinha.

Reativação de Frunas

Como mostrado no início de dezembro pelo AEROIN, uma parceria entre a Marinha do Brasil e Furnas Centrais Elétricas promoveu a ampliação da presença da Força na região, com a reativação do Aeroporto de Furnas para o estabelecimento de um destacamento de Fuzileiros Navais.

A região de Furnas se tornou um importante cenário para o teatro de Operações Ribeirinhas em virtude da localização estratégica, que permite a sinergia para realizar adestramentos aéreos, terrestres e fluviais, de forma isolados e/ou em conjunto, mantendo a Força de Fuzileiros da Esquadra (FFE) preparada para atuar em operações de guerra naval, ações com emprego limitado da força e em atividades humanitárias.

Imagem: Marinha do Brasil

Informações da Marinha do Brasil

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Macaé recebe Programa Sirius do DECEA para melhoria na navegação aérea...

0
O principal objetivo é aprimorar os serviços de navegação aérea nas bacias petrolíferas, especialmente nas Bacias de Santos e Espírito Santo.