A frota da Polícia Federal está passando por mudanças e dois helicópteros Bell serão doados ao país vizinho e membro do Mercosul, o Paraguai.
Os dois helicópteros Bell 412EP da Polícia Federal (PF) são os mais antigos da frota e foram fabricados em 1995, entregues diretamente para o órgão federal. Eles são da última linhagem da família Huey, consagrada pela Guerra do Vietnã e reconhecida no mundo inteiro por sua robustez. Possuem dois motores turbo-eixo e quatro pás, que são os pontos que mais destoam do UH-1 Huey, que foi utilizado pela Força Aérea Brasileira no passado.
Junto com helicópteros Esquilo mono e biturbina, e um Agusta AW139, os dois 412EP compunham a frota de asas rotativas do CAOP – Comando de Aviação Operacional da PF, responsável por operar as aeronaves da polícia.
Segundo o portal AeronáuticaPy, os dois Bell serão doados ao Paraguai como parte de uma promessa feita por Jair Bolsonaro em 2020 após um encontro com o presidente do país vizinho. As aeronaves serão transladadas em breve para Foz do Iguaçu, onde será feita a entrega oficial. Não foi confirmado qual órgão paraguaio irá receber as aeronaves, que se encontram em prontas para o voo, mas estocadas.