
Um avião comercial Airbus A300 foi usado pelo grupo terrorista Hezbollah para transportar feridos do ataque feito por Israel com pagers.
O voo foi realizado ontem de Beirute, capital do Líbano, para Teerã, capital do Irã, a bordo do A300 de matrícula EP-MMO (foto abaixo), operado pela Mahan Air, uma das maiores companhias aéreas iranianas.

Neste ataque, feito por pagers e walkie-talkies sabotados pelo Mossad, os explosivos colocados junto das baterias dos equipamentos de comunicação explodiram de maneira simultânea, matando 37 pessoas e ferindo em torno de 3 mil pessoas.
Desde outubro passado, quando o Hezbollah se juntou ao grupo terrorista palestino Hamas para atacar Israel, que tem retaliado com fortes bombardeiros, causando destruição em estruturas e aumentando semanalmente o número de feridos.
Com o sistema de saúde pública combalido, os libaneses precisaram evacuar alguns feridos do último ataque. O Irã decidiu ajudar e enviou o jato da Mahan Air, que levou em torno de 100 pessoas que estão em estado menos grave e puderam ser estabilizadas para o voo que dura em torno de três horas.
Além das imagens divulgadas pelas mídias libanesas, o A300 de 22 anos de idade e que foi entregue originalmente para Japan Airlines (JAL), foi captado por plataformas de rastreamento de voo sobrevoando a Síria:
— COTAM Fleet & co (@CotamFleet) September 19, 2024