
A HIF Global anunciou a assinatura de um Memorando de Entendimento (MoU) com a Airbus para avançar no desenvolvimento global de e-Fuels para aviação (“e-Sustainable Aviation Fuel” ou “e-SAF”) através do processo de conversão de metanol em combustível de aviação (“MTJ”).
Segundo informações da HIF, o MoU estabelece um framework (estratégias e ações) para a negociação de acordos definitivos em quatro áreas principais: técnica, desenvolvimento de projetos, comercial e defesa.
Clara Bowman, Diretora de Operações da HIF Global, comentou: “A Agência Internacional de Energia projeta que a atividade de aviação dobrará em relação aos níveis de 2022 até 2030. Estamos, portanto, em uma corrida global para fornecer e aumentar a escala dos combustíveis sustentáveis para a aviação, que é o setor de transporte mais difícil de descarbonizar. A colaboração entre HIF e Airbus ajudará a acelerar a adoção de e-SAF pelo setor aéreo e facilitará a transição da indústria para a neutralidade de carbono.”
O e-SAF é um tipo de Combustível Sustentável de Aviação feito pela combinação de CO₂ reciclado e hidrogênio verde produzido com eletricidade renovável. O e-SAF é um combustível “drop-in” que pode ser utilizado em aviões existentes sem modificações nos motores. A HIF Global está projetando instalações de produção de e-SAF baseadas na síntese de metanol para combustível de aviação, também conhecido como o processo MtJ.
Em maio de 2023, a HIF Global anunciou acordos com a Johnson Matthey e a Honeywell UOP para realizar engenharia preliminar para a primeira instalação de Combustível Sustentável de Aviação da HIF nos Estados Unidos.
Leia mais: