Histórico avião Spitfire derrubado na II Guerra está sendo restaurado para voar de novo

Imagem: Restoring Sandy’s Spitfire

A GKN Aerospace anuncia que deu um importante passo, com uma doação para apoiar o retorno ao voo de uma aeronave Spitfire PR.IV histórica, que foi derrubada sobre a Noruega durante a Segunda Guerra Mundial.

Há mais de 80 anos, a GKN Aerospace fornecia estruturas de fuselagem e componentes de sistema para o Spitfire AA810 de suas instalações em East Cowes, na Ilha de Wight, Inglaterra. Uma vez restaurada ao voo em 2024, a aeronave será usada pelo Sandy Gunn Aerospace Careers Program para promover carreiras de engenharia e inspirar as gerações futuras na indústria aeroespacial.

A GKN é especialista industrial do Reino Unido há mais de 260 anos. Durante as décadas de 1930 e 1940, 1.000 Spitfires saíram de sua linha de produção em Hadley Castle, perto de Telford, Inglaterra. Ela também fabricou componentes de Spitfire em suas instalações em East Cowes, a apenas 11 quilômetros do Aeroporto de Sandown, na Ilha de Wight, onde o Spitfire AA810 está sendo restaurado hoje.

A doação de £ 500.000 (cerca de R$ 3 milhões) da GKN Aerospace apoiará a restauração de sua estrutura de fuselagem, bem como as longarinas, bordos de ataque e nervuras da asa. Os aprendizes da GKN Aerospace em Bristol e na Ilha de Wight também estarão diretamente envolvidos no projeto, trabalhando nos componentes usinados da famosa aeronave.

O projeto Spitfire AA810 Restoration Ltd foi lançado em 2018 com o objetivo de devolver ao voo a aeronave histórica do piloto Alastair ‘Sandy’ Gunn. O braço de educação de caridade associado – o Sandy Gunn Aerospace Careers Program – foi lançado um ano depois, em 2019, pouco antes da pandemia de Covid-19.

Este ano, o programa educacional alcançará quase 100 escolas em todo o Reino Unido por meio de uma série de roadshows e apresentações. Com o apoio de plataformas de educação digital e o lançamento de uma nova rede de carreiras destinada a aproximar estudantes e indústria, o programa de extensão alcançará mais de 500.000 jovens até o final de 2023.

John Pritchard, Presidente de Fuselagens Civis da GKN Aerospace, disse: “ A história da GKN Aerospace está entrelaçada com esta história notável, tendo originalmente feito componentes para esta aeronave há mais de 80 anos. Estamos extremamente orgulhosos de nossa herança e do espírito pioneiro de nossa indústria, e o Spitfire AA810 captura isso perfeitamente. O que mais me excita, no entanto, é o que ele pode fazer para o futuro. Com nossos próprios aprendizes trabalhando nesta aeronave e por meio do alcance da caridade às escolas, podemos inspirar a próxima geração de engenheiros aeroespaciais. Ao fazer isso, este projeto de restauração pode nos ajudar a moldar o futuro do voo. 

Tony Hoskins e Dr Michael Smith, co-diretores da Spitfire Restoration Ltd e co-administradores do Sandy Gunn Aerospace Careers Program Charity, disseram: “Dado sua história compartilhada, a GKN Aerospace é o parceiro ideal neste projeto icônico e programa educacional que, juntos, revive o passado e inspira o futuro. Estamos muito satisfeitos em recebê-los para esta colaboração emocionante que acreditamos firmemente que será extremamente benéfica em todos os aspectos – desde os jovens envolvidos, até a indústria aeroespacial do Reino Unido, economia e sociedade em geral.

O Spitfire AA810 é conhecido como Sandy’s Spitfire, em homenagem ao seu último piloto e engenheiro Alastair Sandy Gunn, que morreu em 1944. A instituição de caridade opera em seu nome oferecendo aconselhamento gratuito sobre carreiras de engenharia a alunos de escolas em todo o Reino Unido.

O Spitfire de Sandy é único devido à sua história e ao seu papel como aeronave fotográfica de super longo alcance durante a Segunda Guerra Mundial. Ele também tem o mais alto número de horas operacionais de qualquer Mk1 Spitfire ainda existente e é a primeira aeronave de reconhecimento militar desarmada que existe.

Uma vez concluída, a aeronave fará um voo de retorno à Noruega e participará de shows aéreos em Wanaka, na Nova Zelândia, e Oshkosh, nos EUA. Espera-se que a aeronave seja baseada na Shuttleworth Collection no aeródromo de Old Warden, perto de Bedford, Inglaterra, onde estará disponível ao público.

Informações da GKN Aerospace

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias