Holanda pode enviar caças F-16 para a Ucrânia após treinamento de pilotos: Bloomberg

Foto: Netherlands Air Force

É provável que Amsterdã envie caças F-16 para Kiev depois que a coalizão europeia liderada pela Dinamarca e Holanda concluir o treinamento de pilotos. Isso foi relatado pela Bloomberg na sexta-feira, citando fontes.

Segundo a reportagem, a Holanda vem negociando com o governo dos EUA há várias semanas para obter permissão para fornecer F-16 para a Ucrânia. O governo holandês já está estudando e discutindo com seus aliados possíveis planos de fornecimento de caças. 

Apesar da disposição da Holanda em entregar os F-16, treinar pilotos e elaborar um plano de implantação e logística pode levar muitos meses, disse a agência. Anteriormente, foi relatado que a Dinamarca e a Holanda liderarão a coalizão europeia para treinar pilotos ucranianos para usar caças F-16.

O presidente dos EUA, Joe Biden, anunciou em 21 de maio em uma coletiva de imprensa após a cúpula do G7 em Hiroshima que o Ocidente começaria a treinar pilotos ucranianos para pilotar caças de quarta geração, incluindo o F-16. 

Ao mesmo tempo, o assistente do presidente dos Estados Unidos para segurança nacional, Jake Sullivan, disse que Washington discutirá com pessoas afins nos próximos meses quais estados transferirão aeronaves F-16 para Kiev. 

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Veja por que 4 aviões do Grupo Lufthansa passam a “declarar”...

0
A mensagem que pode ser lida na fuselagem dos 4 aviões é emoldurada pela coroa de estrelas da União Europeia (UE).