Início Regulamentação

Holanda pode liderar o endurecimento de regras para voos de jatinhos na União Europeia

Políticos holandeses entraram com uma proposta para que a Holanda inicie negociações com os demais países da União Europeia para estabelecer altos preços para os voos em jatos particulares dentro da Europa e para proibir voos curtos com essas aeronaves, desde que usando combustíveis fósseis.

No debate sobre sustentabilidade na aviação, na quinta-feira, na Câmara dos Deputados, a PvdA e a ChristenUnie apresentaram uma moção neste sentido. Outras 15 moções foram apresentadas nesse mesmo debate.

Citando alguns exemplos destas moções, em uma delas o Ministro Harbers, da Infraestrutura e Gestão de Águas, defendeu a abertura de um debate na Europa sobre a proibição dos voos em jatos particulares.

Volt, GroenLinks e PvdA submeteram uma moção pedindo ao Gabinete que solucione o tratado de “Céu Único Europeu”, uma coordenação melhor do controle de tráfego aéreo seria beneficiosa para o meio ambiente, na opinião dos proponentes.

O JA21 igualmente entregara uma moção pedindo soluções para os problemas existentes. Os partidos GroenLinks, Volt e PvdA querem um aumento da mistura de combustíveis sustentáveis ​​até 2030. O Partido Animal, por sua vez, repudia qualquer uso de combustíveis sustentáveis, pois não acredita que eles sejam benéficos para o meio ambiente. O Haga Group propôs três moções que têm como objetivo ajudar a manter a posição competitiva de Schiphol.

Outra moção que está sendo considerada é a permissão para aumentar os voos de Rotterdam-The Hague, assim como abrir o aeroporto de Lelystad para voos de férias. Por fim, o GroenLinks propôs ao Gabinete que siga o exemplo da França e proíba a realização de curtos voos para os países do Benelux. É esperado que as moções sejam votadas em breve.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile