Homem consegue embarcar em avião sem passaporte e cartão de embarque em grave violação

Aeroporto de Dublin – Imagem: RawPixel, CC0 1.0

Em uma grave ameaça para a segurança da aviação, um homem foi preso pela polícia, após conseguir embarcar em uma aeronave comercial sem passaporte e cartão de embarque.

Ocorrido na última segunda-feira (27), a principal falha de segurança foi descoberta quando um homem de 48 anos foi removido de um voo da Aer Lingus que deveria partir para Birmingham, na Inglaterra, do Aeroporto de Dublin, na Irlanda. A polícia do aeroporto removeu o homem do assento que ele havia ocupado a bordo do voo das 19h05. 

De acordo com informações preliminares, para chegar até a aeronave o homem, de Newcastle, no Reino Unido, teria passado pela segurança do aeroporto e funcionários no portão do Terminal 2. Os cartões de embarque são verificados manualmente por um membro da equipe, ao contrário de um sistema automatizado no Terminal 1, mostrando assim a perspicácia do homem e a falha na segurança.

Identificado como Abdul Ahmead, o suposto passageiro foi acusado de invasão de propriedade com intenção de cometer um crime e de não apresentar um passaporte válido ou documento semelhante como estrangeiro, informa o Irish Independent. Ahmead foi cobrado multado em 700 € (cerca de R$ 3.800), após comparecer ao Tribunal Criminal de Justiça em Dublin, na última terça-feira (28).

Tanto a companhia aérea quanto a administração do aeroporto europeu estão apurando o caso internamente, além de cooperar com as autoridades na investigação.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias